A corrosão não é necessariamente um indicador da necessidade de uma bateria nova. Ela pode ser causada por excesso de emissão de gases, o que pode ser devido a ciclos profundos (descargas longas seguidas de uma recarga completa) ou pode ser devido a uma bateria mais antiga, ou pode ser devido a nunca limpar os terminais da bateria. Se você tiver corrosão nos terminais da bateria, há uma coisa que você definitivamente deve fazer - limpar a corrosão.
As baterias se desgastam com o tempo e dependendo da temperatura. Quanto maior a temperatura, mais rápido ela se desgasta. Os quilômetros rodados não equivalem ao uso da bateria.
O desempenho da bateria também depende da temperatura: quanto menor a temperatura, menos corrente ela pode fornecer para fazer coisas como dar partida no motor, etc.
Então, se você mora em um ambiente quente, a bateria se desgastará mais rapidamente, mas terá um bom desempenho mesmo quando estiver desgastada. Se você mora em um ambiente frio, a bateria se desgastará menos rapidamente, mas o desempenho sofrerá durante essas partidas frias da manhã.
Deixe a bateria dizer quando ela precisa ser substituída - preste atenção em quão rápido o motor gira nessas manhãs frias e em quão facilmente o motor dá partida. Se você notar que o motor está girando mais lentamente do que nos anos anteriores na mesma temperatura e ficando mais difícil de dar partida, então é hora de testar sua bateria para ver se ela precisa ser substituída. Além disso, tenha em mente que uma bateria que dá partida no seu motor no verão pode ser marginal no frio do inverno, apenas alguns meses depois. Tive baterias que duraram de 3 a 6 anos.
Se você não tiver certeza do que fazer, vá em frente e teste sua bateria.