Honda Odyssey Forum banner

Bujão de drenagem do líquido de arrefecimento no bloco do motor

17K views 5 replies 4 participants last post by  Jerry O  
#1 · (Edited)
Bujão de drenagem do líquido de arrefecimento no bloco do motor

Alguém teve sucesso em abrir o parafuso/tampão de drenagem do líquido de arrefecimento na parte traseira do bloco do motor?

A substituição do líquido de arrefecimento requer a drenagem do bloco abrindo este bujão - é a peça número 15 (parafuso, respiro) no diagrama de peças abaixo. Veja também Helm, p. 10-11.

É semelhante a um sangrador de freio com um orifício de drenagem no meio. Uma chave de boca de 12 mm serve, mas como é de alumínio ou latão macio, e tão difícil de alcançar, serpenteando o braço pela árvore de transmissão e pelo tubo descendente do escapamento, a chave inclina-se para o lado e começa a arredondar as faces do parafuso. Tentei uma chave de boca, um soquete e uma "chave de catraca" com cabeça flexível, em vão. :mad: Como nunca foi aberto, provavelmente será necessário colocar o Ody em um elevador e usar as duas mãos para estabilizar a chave para quebrar a ligação.

De qualquer forma, só consegui drenar cerca de um galão da capacidade de quase 2 galões de líquido de arrefecimento, então acho que vou apenas fazer outra lavagem em cerca de uma semana: 50% de líquido de arrefecimento novo, depois 75%, depois 87,5% e assim por diante.

Acabei de me lembrar que tenho uma alça em T deslizante, mas não acho que haja espaço suficiente e alavancagem suficiente com apenas uma mão.

Alguma sugestão? Sem alicates, por favor!!!:)

#2 ·
Já fiz o meu líquido de arrefecimento duas vezes, e ambas as vezes usei um soquete para 'soltá-lo' e depois consegui usar uma chave de boca. Certifique-se de usar um soquete de seis pontas para evitar o arredondamento de que você estava falando. Quantas milhas tem, a propósito? Além disso, certifique-se de que é o soquete do tamanho certo, para dizer o óbvio.

#3 ·
96.000 quilômetros. Vou pegar um soquete de 6 pontos de 12 mm e tentar minha chave em T. Talvez tenha algum selante de rosca nas roscas.

Obrigado.

Tive o mesmo problema com o dreno do bloco em outros veículos. Também nesta categoria estão os bujões de enchimento e drenagem da transmissão, que estão "congelados" e são difíceis de soltar na primeira vez.

#4 ·
Eu não removi a vela #15, mas removi a #9 para instalar o aquecedor do bloco. Eu a removi de cima (com esforço Hulk'iano). Talvez esteja perguntando o óbvio, mas você tentou a #15 de cima? Além disso, uma junta universal pode ajudá-lo a manter o soquete em ângulo reto com a vela se o espaço for apertado para a alça em T.

Aliás, depois que o radiador foi drenado, apenas um pouco de líquido de arrefecimento saiu. Eu menciono isso caso você pense que pode drenar o bloco da #9.

#5 ·
Dave, eu consigo alcançá-lo por cima, indo apenas por instinto, mas apenas indo pela parte superior e traseira do motor e depois descendo até a minha axila. Novamente, estou tão esticado que não consigo exercer muita força com o meu pulso.

Eu tentei com uma chave em T de 1/4 de polegada e um soquete profundo de 12 mm e não consegui movê-lo. Eu não tinha energia para rastejar em cima do motor - então talvez mais tarde, em alguma manhã depois do café, eu tente reposicionar meu corpo "a la Spider-man".

No final, eu não acho que isso valha a pena. Eu concordo com você que pouco mais de líquido de arrefecimento será drenado com este dreno do bloco. É provavelmente uma pequena bolsa de líquido de arrefecimento. Estou surpreso que as instruções não exijam que você o abra após o enchimento e deixe todas as bolhas de ar saírem - foi assim no meu Accord e BMW.

Provavelmente, a maneira mais simples de drenar o sistema é remover o bujão de drenagem do radiador e, em seguida, levantar a parte traseira do ODY. Isso fará com que o núcleo do aquecedor traseiro drene por gravidade. Em seguida, ao reabastecer, coloque a parte traseira de volta no chão e levante a frente. Estou nisso.

#6 ·
Nada vai purgar a sujeira do fundo do bloco, a menos que o dreno do bloco seja removido. Abrir esse dreno e fazer a água passar pelo motor é a melhor maneira de fazer um bom trabalho de manutenção do sistema. É por isso que tal bujão/dreno é colocado lá. Esses bujões (a maioria dos carros costumava ter bujões de tubo nos blocos inferiores do motor) sempre foram difíceis de alcançar e remover, mas eu sempre fiz isso e senti que tinha feito um trabalho melhor.

Jerry O.