Uma pesquisa no Google de 5 segundos revelou o seguinte:
http://www.tc.gc.ca/eng/motorvehiclesafety/roadsafety-1158.htm
Em suma, não existe nenhuma regulamentação federal no Canadá que exija que os fabricantes de automóveis implementem o TPMS ou especifique como isso deve ser feito. Como tal, os fabricantes de automóveis são livres para implementar ou não o TPMS e, portanto, os consumidores estão sujeitos à forma como eles escolhem fazê-lo.
Você se refere ao TPMS como uma "opção inútil". Pode ser inútil ou não, mas o problema aqui é que você pensa nisso como uma opção - não é. A Honda optou por implementar o TPMS como um equipamento padrão e integrá-lo aos outros sistemas de segurança da van. Suspeito que eles provavelmente escolheram fazer isso por simplicidade - provavelmente significa que eles não precisam ter uma diferença entre os modelos dos EUA e do Canadá, pelo menos a este respeito.
Embora não seja ilegal no Canadá desativar o TPMS, é improvável que muitos queiram assumir a potencial responsabilidade que pode acompanhar esse ato. Esta é provavelmente a razão pela qual as lojas de pneus oferecem sensores para veículos que já estão equipados com eles. Eles estão cobrindo suas costas e eu posso entender isso. As seguradoras procurarão a menor oportunidade ou abertura que puderem encontrar para evitar o pagamento de uma reclamação. Se um incidente estiver de alguma forma ligado à pressão ou condição dos pneus, pode apostar que eles tentarão explorar isso e o risco de ser processado não vale o incômodo, especialmente para aquela loja de pneus ou mecânico.
Você não está sozinho em ser disciplinado em relação à verificação da pressão dos pneus - eu também faço isso regularmente. Nunca recebo avisos de baixa pressão porque estou por cima disso de qualquer maneira.
Então, sua conclusão aqui é comprar os sensores ou colocar um pouco de fita isolante para cobrir as luzes idiotas durante o inverno. Eu sei para onde eu iria.