Honda Odyssey Forum banner
41 - 60 of 79 Posts
Excelente redação, obrigado por incutir confiança em enfrentar esta tarefa "quase impossível", como alguns a chamam. Reservei algum tempo neste fim de semana do Dia do Trabalho para mudar tudo. Foi muito simples, embora mais demorado do que uma lavagem de ATF no nosso Odyssey '05 anterior. Sério, você fez um trabalho excelente ao descrever tudo.

Eu tirei a proteção contra respingos e a tampa de metal da transmissão, mas ainda acho que o espaço para acessar o parafuso de enchimento e o parafuso de verificação do nível é muito apertado. Eu me pergunto se há espaço suficiente para se mover. Também é difícil ter uma visão direta do parafuso de enchimento. Eu tirei a entrada de ar na parte superior, mas quase não ajuda a ver o parafuso de enchimento.
Eu fiz tudo por baixo, pois você tem melhor acesso físico e visual aos vários parafusos. Uma mistura de soquetes rasos e profundos e extensões fez tudo se juntar. É complicado ver diretamente dentro do parafuso de nível (especialmente quando você está verificando o nível de ATF depois), mas usei meu telefone para caber entre os espaços estreitos e capturar o nível do fluido. Esperar por aquela 'gota' do orifício do bujão de nível é um pouco satisfatório.

Discussion starter · #43 ·
Atualmente com a van em quase 82 mil, recebi o código A123 que envolve fluido de transmissão. Faz apenas cerca de 14 meses (quase 32 mil) desde a minha primeira troca.
Não tenho certeza se mais alguém tem mais de 80 mil em suas vans e isso apareceu.

Obrigado por escrever seu trabalho e este tópico, smufguy! Não parece tão difícil quanto encher uma DSG VW-AUDI ou a ZF de 8 velocidades na minha caminhonete.

Estou considerando comprar um Ody 2023 e tenho pesquisado no fórum sobre o que estaria me metendo em comparação com o que fiz em dez anos de posse e manutenção de um EXL 2012.

Mariner4
2012 EXL com 210 mil milhas

Eu fiz tudo por baixo, pois você tem melhor acesso físico e visual aos vários parafusos. Uma mistura de soquetes rasos e profundos e extensões fez tudo se juntar. É complicado ver diretamente dentro do parafuso de nível (especialmente quando você está verificando o nível de ATF depois), mas usei meu telefone para caber entre os espaços estreitos e capturar o nível do fluido. Esperar por aquela 'gota' do orifício do bujão de nível é um pouco satisfatório.
Esta é uma ótima informação e instruções passo a passo bem documentadas para poder seguir. O código de manutenção B13 acabou de aparecer para mim, então vou tentar isso em breve. Pergunta fácil para quem já fez isso. Pelo que entendi, o bujão de enchimento e a verificação do nível estão na lateral. Você pode alcançá-lo com um funil e um tubo pela parte superior do compartimento do motor? Obrigado antecipadamente!

Discussion starter · #46 ·
Esta é uma ótima informação e instruções passo a passo bem documentadas para poder acompanhar. O código de manutenção B13 acabou de aparecer para mim, então vou tentar isso em breve. Pergunta fácil para quem já fez isso. Pelo que entendi, o bujão de enchimento e a verificação de nível estão na lateral. Você consegue alcançá-lo com um funil e um tubo pela parte superior do compartimento do motor? Obrigado antecipadamente!
Eu uso um funil e um tubo para alcançá-lo por cima. Um conselho - não despeje o fluido no funil e espere que ele esvazie na transmissão. Devido ao caminho do fluido, adicionar fluido muito rapidamente pode fazer com que o fluido volte e vaze do orifício de enchimento. Você tem que tirar a guarnição superior do radiador para obter a folga necessária. Os painéis inferiores são apenas um PITA sem um elevador.

O parafuso de enchimento e o parafuso de verificação de nível estão um em cima do outro. O dreno está na parte inferior.

• Like
Reactions: tyman and mlh324
Eu também tenho um Elite 2019. Não tenho certeza de como saber se meu 10AT é do tipo A ou B (preciso de uma arruela de parafuso de nível de $3,00)? Sem desmontar nada, peguei uma foto com um boroscópio do parafuso de nível e da caixa à direita. Não tenho certeza de como é a "nervura" no tipo B. É a pequena protuberância circular elevada? O meu se parece com o de smufguy 2019 e NÃO com o de .M. 2018.

Então, smufguy, eu tenho o tipo B que leva um enchimento de 4,5 qt?

Discussion starter · #48 ·
@lovitzg, por causa da pequena protuberância que você tem, você tem um Tipo-B e, portanto, 4,5qt de fluido Tipo 2 que você usaria.

• Like
Reactions: Azdude
Coisas incríveis @smufguy !! Obrigado. Onde posso comprar a lista de peças necessárias, incluindo o fluido? Pretendo concluir a troca do fluido da transmissão neste fim de semana e espero conseguir encontrar as peças necessárias até este sábado. Qualquer informação é muito apreciada!

Coisas incríveis @smufguy !! Obrigado. Onde posso comprar a lista de peças necessárias, incluindo o fluido? Pretendo concluir a troca do fluido da transmissão este fim de semana e espero conseguir encontrar as peças necessárias até este sábado. Qualquer informação é muito apreciada!
Se você conseguir peças e fluido através do seu revendedor Honda, você deverá conseguir tudo antes do fim de semana.

Alguém já fez este procedimento sem estragar a frente? Minha entrada tem uma inclinação muito leve, então eu ia levantar a traseira um pouco para nivelá-la. Eu estava pensando que se eu tivesse que levantar a frente, usaria rampas e depois levantaria a traseira (provavelmente colocaria suportes sob as soldas dianteiras, só por precaução também). Claro que quero nivelá-lo com segurança também.

Então eu respondi à minha pergunta acima, isso pode ser feito e também é relativamente seguro. Este trabalho é muito mais fácil do que eu imaginava. O preço do revendedor de $ 500+ me assustou mais, mas na verdade foi muito simples. Já fiz trocas de fluido de transmissão antes, mas isso foi um pouco mais complicado. Eu não usei nenhuma junta giratória e simplesmente soltei o suporte com o chicote de fios para ter fácil acesso ao parafuso de nível de enchimento. Fiquei extremamente surpreso com a limpeza da parte inferior do meu Ody 18', pois estou no sul de Ontário, Canadá, e usamos sal demais aqui. A única dica que eu daria é ter certeza de ter algumas camadas de toalhas velhas ou algo para pegar as gotas, pois, por mais devagar que eu despejasse, ainda consegui algumas gotas.

Sim, para prender os gases de blow-by. Não posso fornecer uma confirmação até que eu retire as cabeças dos cilindros e inspecione as válvulas.
O catch can está lá apenas como uma medida preventiva, pois muitos com motores GDI reclamaram sobre o acúmulo de carbono. Nos motores J35Y, a colocação dos injetores de combustível e seu padrão de pulverização afirmam "lavar" a parte traseira das válvulas (por projeto), mas pensei que não custava nada ser cauteloso.

Isso é da minha troca de óleo no último domingo

View attachment 159849

Isso é da minha troca de óleo anterior em junho de 2020

View attachment 159850

Embora eu não possa atestar que essas quantidades são muito grandes (ou não), posso imaginar os possíveis efeitos delas ao tocar nas válvulas de admissão quentes, ou mesmo nos coletores de admissão inferiores.
Onde está esse catch can que você mencionou?

Fiz o trabalho hoje em cerca de uma hora. Nosso 2022 está com 30,5 mil milhas. Provavelmente farei isso novamente com 50 mil milhas e depois manterei a cada 25 mil milhas a partir daí. Saíram 4,75 quartos e coloquei a mesma quantidade de volta. Aqui está o bujão de drenagem/ímã:

@RooflessVW É uma pena que você pudesse raspar a lama do parafuso de drenagem da transmissão em uma xícara de café rasa e colocar um pouco de diluente na xícara (cerca de 1/4 de xícara, você seria capaz de ver as partículas de metal. A maior parte da lama que você vê nela não é magnética, mas apenas presa com as pequenas partículas de metal. Mexer a lama com a lama separaria o metal e outros itens de lama aparecerão em meia hora ou menos. Você pode até colocar o parafuso magnético na xícara para remover o metal e ver apenas o metal no ímã. Você provavelmente veria um pouco mais de metal na xícara, que provavelmente seria o alumínio fundido da transmissão que é retirado em áreas quando é montado. Nada parece anormal apenas pela imagem.

@RooflessVW
É uma pena que você pudesse raspar a lama do parafuso de drenagem da transmissão em uma xícara de café rasa e colocar um pouco de diluente na xícara (cerca de 1/4 de xícara, você seria capaz de ver as partículas de metal. A maior parte da lama que você vê nela não é magnética, mas apenas presa com as pequenas partículas de metal. Mexer a lama com a lama separaria o metal e outros itens de lama aparecerão em meia hora ou menos. Você pode até colocar seu parafuso magnético na xícara para remover o metal e ver apenas o metal no ímã. Você provavelmente veria um pouco mais de metal na xícara, que provavelmente seria o alumínio fundido da transmissão que é retirado em áreas quando é montado.
Nada parece anormal apenas pela imagem.
Isso é demais para mim!

Este é menos material em comparação com outras transmissões que eu já revisei e não achei alarmante; eu só queria adicionar um ponto de dados ao tópico.

Estou até agora satisfeito com esta transmissão de 10 marchas. Parece mudar mais suavemente após a revisão, mas isso pode ser imaginário.

41 - 60 of 79 Posts