Honda Odyssey Forum banner

Ferramenta HDS Honda

1 reading
21K views 11 replies 7 participants last post by  Pilottodd2  
#1 ·
Como todos os carros hoje em dia, o Odyssey é mais computador do que carro. Então, ao solucionar problemas, as coisas são muito mais simples usando a ferramenta de diagnóstico. Para a Honda, é a Ferramenta de Diagnóstico HDS. Alguém fez alguma pesquisa sobre onde comprar uma de boa qualidade? E as versões Bluetooth que se conectam ao seu iPhone? Tenho um problema de "Verificar Airbag" que estou tentando resolver e a ferramenta OBD-II Snap-On padrão mostra 'sem falhas' quando a luz de falha do airbag está acesa. A ligação do conector através dos pinos #4 e #9 ainda não dá uma imagem clara.

2005 Touring

Cumprimentos
pilottodd2

#2 ·
A ferramenta Honda HDS é a ferramenta de fábrica e, claro, a melhor para usar. NO ENTANTO, também custa uma fortuna... como mais de US$ 2 mil. Além disso, você tem que assinar um serviço de assinatura para obter o software e as atualizações. Não é para o seu DIYer doméstico médio. Normalmente, apenas as lojas podem justificar esse tipo de despesa.

Não importa o que você faça, NÃO compre aquelas unidades baratas no E-Bay (várias centenas de dólares) da China que afirmam ser o Honda HDS. São imitações baratas com software hackeado que pode ou não funcionar com sua Honda.

#3 ·
O Honda HDS usa o hardware MVCI distribuído pela SPX Service Solutions. O custo do hardware é de $ 2.095.

O pacote de software Honda Diagnostic System (HDS) não está incluído no custo do hardware. O software pode ser encomendado através de uma assinatura no site Honda Service Express (assinatura de 365 dias por $ 840,00). Também vi atualizações de software disponíveis via DVD no Ebay por $ 44,95 cada.

Hardware Honda HDS MVCI (via SPX Service Solutions):
Honda MVCI Kit

Software Honda HDS (via Honda Service Express:
https://techinfo.honda.com/rjanisis/logon.asp

#4 ·
Você precisa levar ao revendedor e ler os códigos para o problema 'verificar airbag'. Os códigos não são lidos por testadores OBDII, pois não são problemas direcionados pela EPA. Apenas alguns testadores caros leem esses códigos e, mesmo assim, apenas de fabricantes específicos. Tentar apagá-los não funciona, pois cada ano tem um método diferente e os modelos mais recentes precisam ser lidos pelo HDS. O problema pode ser quase qualquer coisa na van. Você também precisa do manual de serviço OEM para diagnosticar o chicote elétrico para o problema.

#7 ·
O concessionário cobra pela leitura de códigos?
Está falando sério? Os concessionários cobram apenas por dar uma olhada no seu carro, muito menos por ler códigos. Todos os meus concessionários locais agora querem US$ 79 pela taxa de "Diagnóstico", que é dispensada se o reparo for feito na concessionária.

#8 ·
Como todos os carros hoje em dia, o Odyssey é mais computador do que carro. Então, ao solucionar problemas, as coisas são muito mais simples usando a ferramenta de diagnóstico. Para a Honda, é a Ferramenta de Diagnóstico HDS. Alguém fez alguma pesquisa sobre onde comprar um de boa qualidade? E os com Bluetooth que se conectam ao seu iPhone? Tenho um problema de "Verificar Airbag" que estou tentando resolver e a ferramenta OBD-II Snap-On padrão mostra 'sem falhas' quando a luz de falha do airbag está acesa. A ligação do conector pelos pinos #4 e #9 ainda não dá um quadro claro.

2005 Touring

Cumprimentos
pilottodd2
Posso estar errado, mas pensei que para ler os códigos SRS o HDS tem um relé que liga o pino 4 ao 9 no conector OBDII. A luz do painel não pisca o código na 3ª geração do Odyssey?

#9 ·
Eu tentei a coisa de piscar, ligando os pinos 4 e 9. Eu tenho os seguintes códigos: 61, 92 e 87. Agora, olhando para o meu manual da Honda de fábrica, os únicos códigos que eles têm são 11-1x, 51-4x, 92-2x, etc. Tenho certeza de que o código 61 no carro se traduziria em 61-1x ou 61-2x, mas a falha nesses códigos seria 1 de 13 opções diferentes. 87 seria 87-31 ou 87-32, e 92 seria 92-1x ou 92-2x, mas novamente, existem 19 opções. Meu problema consiste em: 1. No banco do passageiro, quando você se senta sem cinto de segurança, a luz do cinto de segurança não pisca. 2. No lado do motorista, quando você solta o cinto com o carro em movimento, a tela MID "Verificar Airbag" aparece, assim como a luz vermelha do airbag. Alguém aí fora quer se aventurar a adivinhar qual é o problema?

#10 ·
Quando li meu código SRS pela primeira vez, pensei que fosse um número grande como 87-x, mas depois de assistir por um tempo, entendi o padrão e descobri que era 9-1. O meu foi causado pela bateria com baixa voltagem por um longo tempo e a unidade SRS perdeu a calibração para o OPDS. Seu caso pode ser diferente, mas acho que o número deve ser menor que 22 com certeza, pois esse é o maior código principal da lista. Eu tentaria ler novamente para ver se você consegue identificar o padrão.

#11 ·
Experimentei seu link. Limpei os códigos e ainda recebo o código 61.
Isso parece lógico porque 61-1x e 61-2x se referem ao cinto de segurança do motorista.
Solucionei problemas no cinto de segurança e no aterramento do cinto de segurança de acordo com o manual e tudo está OK. Tentarei o resto em outra hora.
Obrigado pela informação. Tentarei postar mais quando descobrir.
Alguém aí com outras soluções?

#12 ·
Bem, acho que descobri. Era um sensor intermitente na fechadura do cinto de segurança do lado do motorista. Eu apenas exercitei o interruptor dentro da fechadura várias vezes e usei lubrificante. Espero que tudo esteja bem. Vou descobrir amanhã. Algumas notas:
1. A ligação dos pinos #4 e 9 na porta OBD-II me deu o código 61. Ele correspondia ao manual da fábrica do código 61-1x ou 61-2x se lido no Honda HDS.
2. Certifique-se de ter os pinos #4 e 9 corretos na porta OBD-II. Se você invertê-los, haverá um curto-circuito direto e seu fio de ligação ficará incandescente instantaneamente. Deixa uma queimadura desagradável nos dedos!
Bem, vamos para a substituição do fluido da transmissão e dos roletes da porta deslizante.
Obrigado por toda a ajuda.
Pilottodd2