Honda Odyssey Forum banner

Como posso desconectar este conector?

7.2K views 15 replies 5 participants last post by  donlibes  
#1 · (Edited)
Tenho a certeza que reconhecerá esta imagem - faz parte do painel de fusíveis/relés sob o painel de instrumentos do condutor:

Image

Uma pergunta: Como é que desligo o inferior dos dois conectores verdes? Há tão pouco espaço ali que mal consigo tocar nele, muito menos puxá-lo para fora. Tentei usar uma chave de fendas de lâmina plana para o soltar, mas deve ter um bloqueio, presumivelmente na parte de trás. Mas não há espaço para meter os dedos lá dentro para sentir. Qual é o truque para desbloquear e remover o conector num espaço tão apertado?

Pensei em desaparafusar todo o painel de relés, mas parece que os cabos não têm muita folga e ainda manteriam o painel no lugar, por isso não tenho a certeza se me ajudaria a atingir o meu objetivo.

Tenho o manual de serviço (chama-lhe o conector "P"), mas não explica como desbloqueá-lo ou desligá-lo. Alguém sabe como? Sugestão?

P.S.: Isto é para um '08.

#3 ·
Sim. Também me deixou curioso. Por que estamos desligando esse conector?

#4 ·
chiody said:
E por que posso perguntar, a razão para este procedimento? :eek:
Esse conector transporta os fios de bloqueio e desbloqueio de energia e eu tinha um dispositivo pós-venda conectado a ele que está se comportando de forma errática, então estou suspeitando de uma conexão defeituosa. Na verdade, você pode ver, à direita dos conectores, um pouco de fita isolante cobrindo as conexões que eu quero examinar. Mas é tão apertado que eu não consigo nem colocar meus dedos lá para desenrolar a fita isolante! Como provavelmente terei que soldá-lo novamente de qualquer maneira, pensei que desconectar o conector facilitaria o desenrolar, soldar e enrolar novamente a conexão.

#8 ·
egads said:
Ser evasivo simplesmente não funciona por aqui. Conte tudo.
LOL.

#9 ·
egads said:
Esquivar não funciona por aqui. Conte tudo.
Se isso ajudar a inspirar uma resposta, terei prazer em fornecer mais detalhes.

Image

É um teclado externo. Às vezes funciona (destrava), às vezes não. Mas ele sempre desarma o alarme, então sei que o teclado em si está funcionando de forma confiável - porque a mesma saída do teclado alimenta ambos os circuitos (tanto os circuitos de desarmar quanto os de destravar, ou seja).

Como dupla verificação, troquei o teclado por uma unidade idêntica com os mesmos resultados erráticos.

É por isso que estou focando minha atenção na conexão com o circuito de destravamento sob o painel.

#16 · (Edited)
Numa tentativa fraca de resgatar este tópico (e minha reputação, como ela é) do seu ridículo, aqui está um acompanhamento técnico real...

No final, desisti de tentar desconectar aquele conector. Em vez disso, entrei sorrateiramente o suficiente para remover a fita isolante e ressoldá-lo no lugar. No entanto, não resolveu as coisas, então...

Agora estou convencido de que é uma limitação do computador Ody. Não consigo acionar a desativação e o desbloqueio simultaneamente. O computador simplesmente não ouve os dois ao mesmo tempo. Se eu soubesse como falar com o barramento B-CAN, poderia fazê-lo dessa forma, mas isso não está documentado (até onde sei).

Estou pensando em três soluções alternativas (testei as duas primeiras):

1) Use os controles auxiliares do teclado. Eles servem para acionar outras coisas, como abrir a porta traseira ou as portas deslizantes com outro botão, uma vez que o código inicial foi inserido. Eu realmente testei isso e funciona. O tempo que levo para mover meu dedo para outro botão (décimo de segundo?) é suficiente para o computador começar a ouvir novamente e destrancar as portas.

2) Coloque o circuito de desbloqueio em um relé, pensando que a latência natural no relé pode ser tempo suficiente. Mas não foi. (Existe algo como um relé com atraso ajustável?)

3) Conecte diretamente ao solenóide de desbloqueio na porta do motorista. Não tenho certeza se é sensato ignorar o computador, então não testei isso e não tenho certeza se realmente quero, pois ele só abre uma porta. (Minha primeira solução alternativa fala com o computador, então segue a configuração atual do computador, que é destrancar todas as portas.)