Honda Odyssey Forum banner

Hack da tela inicial do Nav para DVD 4.62

97K views 24 replies 15 participants last post by  ALpHaMoNk  
#1 · (Edited)
Eu alterei com sucesso a imagem de inicialização no meu Ody 2008, que usa o DVD 4.62 ("White"). Pesquisei na web e não encontrei nenhuma explicação para 4.62, então resolvi postar o que fiz, pois é diferente das instruções para versões anteriores.

- Remova o DVD do carro e insira-o no computador. (Usei um sistema XP.)

- Crie uma pasta na sua área de trabalho. (Chamei a pasta de "navhack" e as instruções que se seguem assumirão isso.) Copie os seguintes arquivos do DVD para a nova pasta.

08Touch2.bin
08Touch.bin
A0000_00.mng
dca0.evt
DCAO.reg
dca0_mod.evt
EDATA_ENUS.bin
EDATA_FRCA.bin
PRG_INFO.MNG
UPDATE_APL.exe

Estes são todos os arquivos que você precisará do DVD, então você pode devolvê-lo ao carro se precisar dirigir antes de terminar a modificação.

- Usando um navegador, baixe dumpnavi.

Existem pelo menos 2 versões diferentes de dumpnavi. Usei a do http://guicide.com/cars/2006civic/nav/hacks/Bysin.zip. Não se preocupe em salvar todo o arquivo, apenas copie os dois arquivos (Bysin.exe e o dll) do diretório Release para o diretório navhack.

- Crie a imagem da tela que você deseja. Ela deve aderir ao seguinte:
Largura: 480
Altura: 234
Profundidade: 16
Tamanho do arquivo: 224.712
Tipo: BMP
Nome: OpeningBase.bmp

Observe que as dimensões físicas da tela são:
Largura: 6,875 polegadas
Altura: 3,875 polegadas

A proporção das dimensões físicas da largura para a altura da tela é de aproximadamente 7:4, portanto, tenha isso em mente ao escolher ou projetar uma imagem.

Infelizmente, a proporção da largura para a altura em pixels é de cerca de 8:4, então não procure apenas imagens com proporção de 480x234. Para melhor qualidade, comece com uma imagem que seja um múltiplo de 480x270. Recomendo o 270 porque é fácil de escalar por causa dos fatores comuns que compartilha com 234, e sua proporção para 234 é próxima da proporção de 7:8 (ou seja, a proporção de 7:4 para 8:4). Se isso passou pela sua cabeça, basta procurar uma imagem com dimensões como estas (ou maiores, se você puder cortar a imagem) para obter a melhor qualidade:
480x270
960x540
1440x810

Agora, reduza a imagem para 480x234.

Usei o Photoshop Elements (PSE). Se você tiver o PSE, aqui estão as etapas básicas: Carregue a imagem e desenhe uma seleção retangular de qualquer uma das dimensões que mencionei anteriormente. (Use a caixa de informações para relatar as dimensões em pixels ao redimensionar a ferramenta de seleção.) Em seguida, selecione Imagem->Cortar. Agora faça Imagem->Redimensionar->Tamanho da imagem... Desmarque Restringir proporções e insira Largura 450 pixels e Altura 234 pixels.

Se o resultado parecer um pouco achatado (ou seja, esmagado verticalmente), você fez certo.

Agora salve-o no formato correto. No PSE, selecione Salvar como, selecione BMP e selecione Salvar. Em seguida, selecione Formato do arquivo: Windows, Profundidade: 16 e clique em Modos avançados e selecione R5 G6 B5. Também experimentei o GIMP, mas parece não ter o controle fino sobre os formatos BMP.

Se você escreveu o arquivo no formato correto, o tamanho do arquivo será 224.712.

Entendo que algumas pessoas estão usando programas que produzem BMPs de 24 bits e, em seguida, usam um programa chamado HCVT que o converte em 16 bits. Não vejo o HCVT onde outras pessoas disseram que ele existe, então você pode ter que fazer algumas pesquisas para encontrá-lo ou usar um programa diferente.

- Crie uma janela de comando e vá para o diretório navhack

Vá para Iniciar->Executar e digite "cmd" e pressione Enter.
Na nova janela cmd, digite: cd Desktop\navhack

- Encontre os BMPs indesejados

Existem dois BMPs (um é o emblema da montadora e o outro é um título) que o software deseja sobrepor à bela imagem que você criou anteriormente. Em vez de redefinir esses dois BMPs para conter um pedaço da mesma imagem, é mais simples corrompê-los de forma que o software simplesmente desista e os ignore. Para fazer isso, primeiro obtenha os BMPs antigos. Você realmente não precisa deles, mas como eles já têm o tamanho certo, é mais fácil começar com eles.

Na janela cmd, digite:
Bysin 08Touch2.bin extract Honda_emblem.bmp
Bysin 08Touch2.bin extract Navi_Title.bmp

- Corrompa os BMPs indesejados

Volte para o navegador de arquivos do Windows normal e, um de cada vez, abra os BMPs com um editor. (Arrastei cada um para um ícone do Wordpad na minha tela.) Exclua os quatro primeiros caracteres no início, salve e, em seguida, verifique o tamanho do arquivo para garantir que corresponda ao seguinte:
Honda_emblem.bmp: 13128
Navi_Title.bmp: 9352

Se sua nova imagem for muito grande, exclua mais alguns caracteres até que ela corresponda.
Se sua nova imagem for muito pequena, adicione alguns X's até que ela corresponda.

Ao alterar os primeiros bytes, os arquivos não serão mais reconhecidos e os gráficos do emblema da Honda e do título de navegação não serão sobrepostos. Rude, mas eficaz.

- Armazene todos os três BMPs de volta no arquivo bin

Na janela cmd, digite:

Bysin 08Touch2.bin update Honda_emblem.bmp
Bysin 08Touch2.bin update Navi_Title.bmp
Bysin 08Touch2.bin update OpeningBase.bmp

- Crie um novo CD

Insira um novo CD (usei um CD-R barato). Abra a pasta D: (ou onde seu CD estiver) se ela ainda não estiver aberta. Copie os seguintes arquivos de navhack para D:

08Touch2.bin
08Touch.bin
A0000_00.mng
dca0.evt
DCAO.reg
dca0_mod.evt
EDATA_ENUS.bin
EDATA_FRCA.bin
PRG_INFO.MNG
UPDATE_APL.exe

Clique em "Gravar esses arquivos em CD" e siga a caixa de diálogo para gravar apenas um CD.

Leve o CD para o carro.

Ligue o carro (a posição de acessório também funciona), ejete o DVD de fábrica, se estiver na unidade, insira o CD recém-criado, dê ao sistema de navegação alguns segundos para inicializar e, em seguida, mantenha pressionados os botões MAP/Guide + Cancelar + Menu até obter a tela de diagnóstico (deve levar cerca de 5 segundos).

Pressione Versão e selecione Download. Isso leva cerca de 5 minutos. (Se você ficar e assistir ao download, verá a nova imagem aparecer brevemente na tela no final.)

Depois de concluído, ejete o CD e substitua-o pelo DVD original. Reinicie o carro.

Você deve ver a nova imagem na tela.

Você está pronto!

Aqui está uma imagem de teste que experimentei com base no peixe pirata em venganza.org.
Image

Funciona bem sem redimensionamento, pois os peixes vêm em todas as formas e tamanhos diferentes, que é imperceptível que o peixe seja muito alto.

Aqui está outro que experimentei (também de venganza.org): Tocado por seu Apêndice Noodly. Como a imagem contém uma figura humana, apliquei o ajuste mencionado anteriormente para evitar que a figura humana fosse distorcida. (O FSM, por outro lado, é bastante flexível. Delicioso também.)

Qualquer distorção restante é devido à imagem original (obrigado, Leonardo!) ou ao uso da minha câmera point and shoot barata sem iluminação adequada e uma base segura para estabilizá-la. Na realidade, a qualidade da imagem é muito boa!

Image

#3 ·
LD500 said:
É ótimo ver que alguém conseguiu hackear o 4.62 com sucesso para se livrar daquela tela de aviso. O link para baixar o dumpnavi não funciona. Você tem um link atualizado?

Obrigado!
Ops, cometi um erro no link; ok, já corrigi na postagem original.

Mas receio que você tenha interpretado mal o propósito do hack. Ele NÃO remove a tela de aviso - isso ainda não foi resolvido.

#5 ·
Eu tenho um Acura TL 2005 com Navi e hackeei-o com sucesso, alterando o papel de parede, excluindo o botão OK e adicionando um monte de recursos que não existiam no passado, como um computador de bordo. Atualmente, uso o disco laranja no meu TL navi, acho que a versão é 3.62 ou algo parecido. Vou brincar com ele neste fim de semana e ver se o disco de hack que fiz para o meu carro funciona no meu 07 ody. Avisei vocês. Além disso, terei prazer em compartilhar qualquer informação com qualquer pessoa que queira trabalhar comigo nisso.

#7 ·
LD500 said:
Eu pensei que a versão mais recente do DVD fosse 4.62 e ninguém hackeou a tela OK ainda. A versão anterior tinha hacks postados em outro lugar. Gostaria que alguém descobrisse 4.62. A tela OK é realmente uma dor no traseiro.

Sr. Honda, prometo que não ligarei para meu advogado se bater em um poste enquanto meu passageiro estiver usando o sistema de navegação :)
Quer postar links onde você leu sobre o hack do botão OK? Nunca consegui encontrar nenhuma informação sobre isso para os Oddys. O único hack que ouvi falar, li e encontrei é a alteração da tela inicial.

#8 ·
dvpatel said:
Gostaria de postar links onde você leu sobre o hack do botão OK? Nunca consegui encontrar nenhuma informação sobre isso para os Oddys.
Isso foi discutido muitas vezes e, para resumir, foi feito para os discos da versão 3, mas ninguém o modificou para os discos da versão 4. O cara que desenvolveu a solução da versão 3 disse que tudo o que você precisa é um descompilador. Eu sei como usar descompiladores e então procurei um descompilador, mas para o processador que temos, era algo como $500 e decidi que não podia justificar.

Há toneladas de postagens sobre isso e muitas delas levam de volta aos fóruns da Acura, onde o hack foi originalmente desenvolvido. (Mas é o mesmo disco e software.) Para evitar que você tenha problemas para pesquisar, as postagens mais definitivas (eu acho) podem ser encontradas aqui:

http://www.vistabug.com/bb/viewtopic.php?id=6
http://www.vistabug.com/bb/viewtopic.php?id=41

#9 ·
donlibes said:
Isso foi discutido muitas vezes e, para resumir, foi feito para os discos da versão 3, mas ninguém o modificou para os discos da versão 4. O cara que desenvolveu a solução da versão 3 disse que tudo o que você precisa é um descompilador. Eu sei como usar descompiladores e então procurei um descompilador, mas para o processador que temos, era algo como US$ 500 e decidi que não podia justificar.

Há toneladas de postagens sobre isso e muitas delas levam a fóruns da Acura, onde o hack foi originalmente desenvolvido. (Mas é o mesmo disco e software.) Para poupar o trabalho de pesquisa, as postagens mais definitivas (eu acho) podem ser encontradas aqui:

http://www.vistabug.com/bb/viewtopic.php?id=6
http://www.vistabug.com/bb/viewtopic.php?id=41
Obrigado. Era o que eu pensava. Que nossos discos não podem ser hackeados para remover o botão OK. Toda a pesquisa que fiz nos fóruns da Honda e Acura dizia respeito à versão 4 e superior, então não é de admirar que eu não tenha encontrado nada. Principalmente, disparei pesquisas para 4.56 e voltei quando encontrei um número de versão de disco novo ou, na maioria das vezes, antigo. Hacks da versão 3 não são bons para nós, mas posso dar uma olhada quando estiver inclinado. Obrigado pelos links.

A maneira como li a postagem de LD500, parece que eles viram um hack para o botão OK para a versão 4.56A do disco (versão anterior à 4.62). O que claramente não acredito. Agora, se eles queriam dizer a versão 3, então suponho que eu estava enganado em sua postagem.

#11 ·
Re: Wow

rcpd34 said:
Muito legal. Gostaria de colocar uma foto dos meus filhos lá. Não sei se conseguiria encontrar tempo para fazer o que você fez. Parabéns.
Não leva muito tempo se você seguir as etapas. 10 minutos para editar a foto e criar um novo DVD e 10 minutos para fazer a atualização.

#14 ·
Alguém com um disco 4.64 experimentou este mod?

#16 ·
Funciona para 4.73A

dvpatel said:
Alguém com um disco 4.64 tentou este mod?
Eu modifiquei com sucesso meu disco 4.73A adicionando minha tela personalizada. Eu só mudei o "08Touch2.bin" para "09Touch2.bin" e Violas!

Agora está no meu 06 Accord, mas a essência do sistema parece ser a mesma. Eu tinha o disco de navegação 4.31C e consegui modificá-lo usando um método anterior. Tentei 10 vezes antes de aprender sobre a etapa 'corromper os outros bmps'. Essa foi a dica ;)

Obrigado Don, funcionou como um encanto na primeira tentativa!
- David

Image

#18 ·
Ecrã OK

Eu usei a pesquisa, mas não consegui encontrar nada para alterar a necessidade de usar o botão "OK" para usar o sistema de navegação em um Touring 09. Alguém pode me ajudar a ignorar o sistema?

Obrigado!
R

#19 ·
Re: Tela OK

rvphd said:
Eu usei a pesquisa, mas não consegui encontrar nada para alterar a necessidade de usar o botão "OK" para usar o sistema de navegação em um 09 Touring. Alguém pode me ajudar a ignorar o sistema?
Obrigado!
R
Até onde eu sei, nenhum existe ainda. Entendo que algumas pessoas nos fóruns do Acura MDX tiveram sucesso em fazer isso naquele veículo.

Hack da tela de inicialização funciona de acordo com as instruções neste tópico.

Andy

#20 ·
rvphd said:
Usei a pesquisa, mas não consegui encontrar nada para alterar a necessidade de usar o botão "OK" para usar o sistema de navegação em um 09 Touring. Alguém pode me ajudar a ignorar o sistema?
Obrigado!
R
Ironicamente, você encontrou o tópico certo, pois a questão do botão OK foi discutida neste tópico. Talvez você não tenha lido todo o tópico. ;)

Não é possível. Nem mesmo em Acuras. Era possível nos discos antigos. Uma vez que a versão 4 foi lançada, o hack OK não foi alcançado. Se você lê que é possível, as chances são de que a pessoa que diz isso esteja falando sobre os discos mais antigos e/ou discos de cores diferentes que existiam nos Acuras mais antigos.

#24 · (Edited by Moderator)
Use a Proporção de Pixels do Photoshop para ajudar a visualizar

Obrigado pela lista de arquivos - fiz uma imagem e substituí os emblemas Honda_emblem.bmp e Navi_title.bmp por imagens de 1 pixel e funciona muito bem.

(Anexei uma imagem jpg de como o meu fica na escala correta - tentei anexar o BMP real, mas aparentemente não consigo fazer upload de um BMP de 220KB)

Uma dica do Photoshop:
Se você for em "Exibir" e depois em "Proporção de pixels", pode selecionar "Proporção de pixels personalizada" e inserir 0,80 para o valor e pode trabalhar na resolução nativa e visualizá-lo como ele aparecerá em seu carro (com os pixels não quadrados esmagados) - esse valor de 0,80 é apenas uma aproximação, mas é bem próximo.

Eu vou tentar colocar minhas mãos em um disco 4.92 em breve e vou ver o que posso fazer por aquele (se eu conseguir o negócio de $99, eu posso conseguir um - $185 é muito demais, no entanto)

#24 ·
Revivendo este tópico, tentei fazer a alteração da imagem, mas quando ligo o carro só tenho um fundo preto e branco e não a minha foto....a minha imagem não está formatada corretamente? o tamanho que tenho agora não está correto, não sei como colocá-lo no tamanho de arquivo correto, mas as dimensões são 480x234. o meu disco também é 4,73 ficheiro modificado era 09Touch2.bin