Honda Odyssey Forum banner

Luz SRS acesa, concessionário não conseguiu consertar, o sistema de airbag ainda funciona?

17K views 8 replies 3 participants last post by  02ody02  
#1 ·
Sou novo aqui e não consegui encontrar este tópico. Tenho um Ody 99. Meu cachorro mastigou alguns dos cintos de segurança. Consegui consertar os do motorista, mas não os do 3º assento, pois NUNCA o uso. A luz SRS está sempre acesa. Quando o revendedor substituiu o cinto de segurança (ai $400), perguntei por que a luz estava acesa. Eles olharam e não conseguiram decidir o porquê, mas acharam que talvez fosse porque os cintos de segurança traseiros foram mastigados. Perguntei se os airbags ainda funcionariam. Ele disse que achava que sim. Isso está correto? Só quero ter certeza. Se os cintos de segurança não funcionais forem um problema, há alguma forma de resolver o problema sem comprar cintos novos? Não quero pagar por cintos novos quando eles nunca serão usados. Sou só eu e tenho 2 caixas para cães que ficam permanentemente sobre o 3º assento rebatido. Obrigado...

#2 ·
Em primeiro lugar, se a luz SRS estiver acesa, todo o sistema de airbag está desativado. Que eu saiba, não há nada na 2ª e 3ª fileiras que possa afetar o sistema SRS. Os únicos dois cintos de segurança monitorados são os dois bancos dianteiros. Há um interruptor no banco que informa ao sistema que há alguém sentado no banco e um interruptor na fivela que informa ao sistema se o cinto de segurança está afivelado. Claro, existem outros sensores, módulos, etc., que precisam funcionar para que o sistema de airbag funcione. Existe um procedimento para recuperar os códigos do sistema para saber quais componentes não estão funcionando corretamente, então, se a concessionária não puder pelo menos dizer quais itens estão gerando um código, então eles não estão se esforçando muito. Eu voltaria à concessionária e pediria que eles diagnosticassem gratuitamente, ou iria a outra concessionária. Aqui está a lista de códigos para que você possa ver quantos itens diferentes podem fazer com que o sistema se desative. A lista não é para intimidá-lo, mas sim para mostrar todas as informações disponíveis para o técnico identificar o problema. Eu encontrei em Full SRS code list - Honda-Tech quando eu estava procurando códigos Acura para um RL que eu estava pensando em comprar. Boa sorte!

HONDA Motor Company 1988-2002

DEFINIÇÕES DE CÓDIGOS DE PROBLEMAS DE DIAGNÓSTICO

Falha específica

1-1 e 1-2 circuito aberto ou alta resistência no insuflador do airbag do motorista
1-3 curto-circuito para outro fio no insuflador do airbag do motorista ou baixa resistência
1-4 curto-circuito para alimentar o insuflador do airbag do motorista
1-5 curto-circuito para aterramento do insuflador do airbag do motorista
2-1 e 2-2 circuito aberto no insuflador do airbag do passageiro
2-3 curto-circuito para outro fio no insuflador do airbag do passageiro ou baixa resistência
2-4 curto-circuito para alimentar o insuflador do airbag do passageiro
2-5 curto-circuito para aterramento do insuflador do airbag do passageiro
3-1 e 3-2 circuito aberto ou alta resistência no tensionador do cinto de segurança do motorista
3-3 curto-circuito para outro fio ou baixa resistência no tensionador do cinto de segurança do motorista
3-4 curto-circuito para alimentar no tensionador do cinto de segurança do motorista
3-5 curto-circuito para aterramento no tensionador do cinto de segurança do motorista
4-1 e 4-2 circuito aberto ou alta resistência no tensionador do cinto de segurança do passageiro dianteiro
4-3 curto-circuito para outro fio ou baixa resistência no tensionador do cinto de segurança do passageiro dianteiro
4-4 curto-circuito para alimentar no tensionador do cinto de segurança do passageiro
4-5 curto-circuito para aterramento no tensionador do cinto de segurança do passageiro
5-1, 5-2, 5-4, 5-5, 5-8, 6-1,6-2, 6-3,6-4,6-5,6-6, 6-7,6-8, 7-,1 7-2, 7-3,8-1, 8-2,8-5 e 8-6
Falha interna da unidade SRS. Verifique a tensão do sistema da bateria, se a tensão estiver baixa, repare o sistema de carregamento antes de solucionar problemas do sistema SRS
9-1 Falha SRS ou luz indicadora
9-2 Falha interna da fonte de alimentação da unidade SRS
10-1 Airbag SRS implantado

#3 ·
Melhor ainda, obtenha o código você mesmo. Leia minha postagem neste tópico sobre como obter o código usando um clipe de papel (alguém deve fixar isso para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente): http://www.odyclub.com/forums/24-1999-2004-odyssey/156948-srs-light-off.html

Observação - quando fui ao revendedor para consertá-lo, eles me disseram que, se não fosse um reparo coberto, haveria uma taxa de diagnóstico de US$ 100. Eu disse ao cara que puxei o código, era (o que fosse) e está coberto pela garantia (acho, mas não tenho certeza, a garantia em equipamentos de segurança varia de acordo com o estado). Ele olhou para mim, sorriu e disse que não haveria cobrança.

#4 ·
Obrigado.... :)
Eu vou ligar para o revendedor. Mandei costurar o cinto de segurança do motorista hoje (este foi um evento recente depois que a luz srs já estava acesa) e perguntei sobre a luz e ele pensou que se algo estivesse errado a luz estaria acesa e os airbags desativados. Este cara dirige uma loja de estofamento de carros e não é um revendedor Honda, mas ele parecia saber muito sobre sistemas de cintos de segurança. Eu entendo que ele tem um pequeno negócio de conserto de cintos de segurança que foram mastigados por cães. Ele costurou corretamente (o padrão da caixa) e cobrou apenas $5!!!
Eu me lembro que a luz estava apagada quando peguei a van no ano passado do revendedor, mas ela acendeu novamente depois que eu dirigi por um tempo. Foi quando o cara da loja disse que não tinha certeza, mas achava que ia funcionar. Agora que eu sei que isso não é verdade, vou tentar fazê-lo descobrir. Não tenho certeza de quais são as leis de segurança, mas ele deve ser capaz de corrigir o erro. Eu sei que os 4 cintos dianteiros estão ok. Meio assustador perceber que estou dirigindo sem airbags.

#6 ·
Levei ao concessionário ontem e o técnico confirmou que o sistema de airbag não está funcionando, MAS não está emitindo nenhum tipo de código de alarme! Então, tenho que levar de novo (80 km de carro) e deixá-los com ele por mais tempo. Ele disse que pode levar de 1 a 3 horas para encontrar e que pode ter que ligar para um engenheiro sobre isso. Disse que pode ser o módulo, mas não conseguiu descobrir por que não havia código. Os airbags nunca dispararam. No momento, é um mistério.

#7 ·
O revendedor diz que o módulo de controle srs precisa ser substituído, ao custo de $400. É um conserto fácil? Eu vi um lugar no eBay que diz que vai consertar meu módulo por $40. Isso funciona? Parece que os módulos novos custam cerca de $200. Se eu mesmo instalar, é seguro, ou é melhor pedir para o revendedor fazer?
Obrigado por qualquer conselho....

#8 · (Edited)
Desculpe insistir nisso, mas uma falha no módulo lança códigos específicos. Olhando para a lista de códigos no tópico que eu linkei, ele faz referência à verificação da bateria e do sistema elétrico antes de fazer qualquer coisa no módulo SRS. Eu fiz uma pesquisa rápida no Google e encontrei este tópico: http://www.odyclub.com/forums/28-19...5-1998-odyssey/64624-srs-light-out-after-4-years-internal-fault-srs-module.html

O que os códigos e o tópico me dizem é que pode haver outras coisas além do módulo causando um código de falha do módulo SRS.

Qual a idade da sua bateria? Alguma indicação de que ela pode estar fraca? Você também pode tentar o truque mencionado naquele tópico de girar a chave para a posição II, esperar até que as luzes de autoteste se apaguem e, em seguida, dar a partida no carro. Se a luz SRS apagar, pode não ser o módulo.

Eu sei que você preferiria uma resposta simples - substitua-o e está resolvido - mas pode haver mais coisas envolvidas. Se você for ao revendedor, tente fazê-lo se comprometer (por escrito) que, se a substituição do módulo não resolver o problema, você não terá que pagar por isso. A lista de códigos me diz que existe um procedimento de diagnóstico e solução de problemas a ser seguido, então, teoricamente, eles identificaram positivamente a causa. Mas o fato de eles inicialmente terem dito a você 1) que não estava lançando códigos quando você tinha uma luz e 2) que os airbags provavelmente ainda funcionariam, apenas me deixa muito cético. Mas eu também não sei nada sobre módulos SRS!

Boa sorte.