Honda Odyssey Forum banner

Transmissão Sem questão inversa

25K views 12 replies 4 participants last post by  jasonrlara2002  
#1 ·
Olá a todos. Obrigado por este ótimo fórum. Fico continuamente impressionado com o tempo que muitos de vocês dedicam para solucionar problemas para o resto de nós. Esta é a minha primeira postagem. Observador de longa data.

2005 Ody EX-L. 1 ano atrás, substituí a transmissão por uma recentemente reconstruída (e depois destruída). A van funcionou muito bem no ano passado com a nova transmissão.

Então, na segunda-feira, minha esposa ficou presa no Walmart quando a van não queria engatar a marcha a ré. A marcha para frente estava boa. Mas ao mudar para a marcha a ré, ela age como neutra. Para uma aventura extra, na segunda-feira, ela estava com 40,4 semanas de gravidez do bebê nº 7 (e o Ody de 8 lugares, com o nascimento de um menino na terça-feira, foi relegado ao pequeno veículo sobressalente).

Não há engate na transmissão quando colocada em R, então não acho que seja interno à transmissão.

Verifiquei com um leitor de código Foxwell e ele estava lançando um código 0747 para a transmissão: válvula CPC A travada aberta. Puxei a válvula A&B e coloquei 12V em ambos os solenóides, e ambos se moveram livremente. As telas estavam limpas, o fluido estava limpo. Reinstalei as válvulas, o que limpou o código, mas a marcha a ré ainda não engata.

Verifiquei todos os 3 solenóides de controle de pressão da embreagem. Meu leitor de código me dá comando e tensão real para cada um, e todos os 3 estão dentro de 0,005v para P, R, N e D.

Com o mesmo leitor de código, verifiquei os solenóides de mudança A/T, e é aqui que fica interessante. Às vezes, as válvulas liam e mudavam para ligado após alguns segundos. Às vezes o contrário. Vou tentar fazer um gráfico mostrando os resultados. Se um solenóide mudasse de desligado para ligado ou vice-versa, indico a primeira leitura, depois uma seta, seguida da leitura final em negrito.

Solenóide de mudança A/T
[/TD>

[TD]Estacionar[/TD>
[TD]Ré[/TD>
[TD]Neutro[/TD>
[TD]Dirigir[/TD>
A[/TD>
[TD]ligado -> desligado[/TD>
[TD]desligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
B[/TD>
[TD]desligado -> ligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
C[/TD>
[TD]desligado[/TD>
[TD]desligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]

É normal o solenóide ser solicitado para uma posição e depois mudar alguns segundos depois? Parece ser isso que devo perseguir. Mas não consigo encontrar um gráfico que mostre esses valores de solenóides em nenhum lugar.

Em notas semi-relacionadas, troquei a bateria hoje. E o alternador está emitindo 13,8 volts (não ideal, mas deve ser bom o suficiente).

Obrigado por qualquer informação que você tiver e continue publicando o conteúdo incrível que mantém nossa comunidade prosperando.

#2 ·
É normal que a solenóide de mudança C mude de estado em R. Ela deve estar LIGADA logo após mudar para R, então ela deve mudar para DESLIGADA, assim:

A: DESLIGADO
B: LIGADO
C: LIGADO -> DESLIGADO

É exatamente isso que seus testes mostraram.

Da mesma forma, as solenóides de mudança A e C devem mudar de DESLIGADO para LIGADO ao mudar para D, assim:

Dirigir
A: DESLIGADO -> LIGADO
C: DESLIGADO -> LIGADO

Seus testes mostraram A e C constantemente LIGADOS?

Em P e N, A, B e C devem ser estáveis, assim:

Neutro
A: DESLIGADO
C: DESLIGADO

Seus testes mostraram esses como seus estados finais, mas depois que A e B mudaram?

(Esta informação vem do manual da oficina para o 2004, que acredito ter hidráulica semelhante à do seu 2005.)

#3 ·
Obrigado. Era exatamente isso que eu procurava. Então, você está certo. Os estados finais de todos os 3 solenóides estão onde deveriam estar, mas para os solenóides P e N, A e B estão mudando primeiro, e para D, nenhum dos solenóides muda depois de ligado. Então, isso é um problema elétrico? Problema do solenóide? Sem problemas?

#4 ·
Bem, os estados inesperados do solenóide de mudança teriam que se originar no PCM. Suponho que seja possível que o PCM esteja enviando sinais incorretos, mas acho improvável. No entanto, não tenho outra explicação.

Seu único problema com a transmissão é a ausência de marcha a ré. Eu me concentraria nisso, notadamente que os solenóides de mudança estão configurando corretamente quando você muda para R.

A marcha a ré compartilha a 5ª embreagem. Supondo que você não tenha problemas para atingir a 5ª marcha durante a condução, eu presumiria que esta embreagem está funcionando bem.

Até onde posso ver, o sistema hidromecânico que move o seletor de marcha a ré é interno à transmissão.

#5 ·
Boa entrada. Obrigado. Acho que vou reinstalar a caixa da bateria e o filtro de ar e ver se consigo engatar a 5ª marcha.
Olhando para o manual da oficina, parece que os outros componentes apenas para a marcha a ré são a engrenagem de marcha a ré do eixo principal, a engrenagem de marcha a ré do eixo secundário, o seletor de marcha a ré e o cubo. Estou esquecendo alguma coisa? O servo?

#6 ·
Sim, esses são os jogadores do lado mecânico.

No lado hidráulico, há o servo, a válvula de controle do servo e a válvula de controle de pressão da embreagem reversa (os dois últimos fazendo parte do conjunto do corpo da válvula principal).

#7 ·
Ok, acabei de dar uma volta de carro. A carrinha nunca mudou da primeira velocidade.
Dois códigos de erro de transmissão agora
0752 Solenoide de mudança A preso
0747 Controlo de pressão da embraiagem A preso
Todos os valores nas válvulas CPC são o mesmo comando vs. real
Válvulas CPC[/TD>
[TD]Estacionar[/TD>
[TD]Marcha atrás[/TD>
[TD]Neutro[/TD>
[TD]Conduzir[/TD>
Comando A[/TD>
[TD].6[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].6[/TD>
[TD].38[/TD>
A Real[/TD>
[TD].6[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].6[/TD>
[TD].38[/TD>
Comando B[/TD>
[TD].995[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].995[/TD>
[TD].295[/TD>
B Real[/TD>
[TD].995[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].995[/TD>
[TD].295[/TD>
Comando C[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].365[/TD>
C Real[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].195[/TD>
[TD].365[/TD>
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
Os solenóides de mudança estão a fazer exatamente o mesmo que antes
[/TD>
[TD]Estacionar[/TD>
[TD]Marcha atrás[/TD>
[TD]Neutro[/TD>
[TD]Conduzir[/TD>
A[/TD>
[TD]desligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
B[/TD>
[TD]ligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
C[/TD>
[TD]desligado[/TD>
[TD]desligado[/TD>
[TD]ligado[/TD>
[TD]
[TD]
[TD]
[TD]
O fluido parece limpo e cheio.
Estou sem saber o que fazer...

#8 ·
Pode ser necessário reconstruir. No entanto, eu certamente obteria uma opinião profissional antes de considerar essa opção.

#10 ·
Concordo que o serviço de fluidos seja o próximo passo. Adicionar um aditivo ATF para aumentar a limpeza?

Depois de trocado, o novo ATF pode não fazer diferença imediatamente. Passe por alguns ciclos de condução/repouso para dar tempo para funcionar. Inclua as partidas em 1 e 2 em seus test drives para circular o novo ATF da forma mais completa possível.

Sem marcha a ré, sair da sua garagem deve ser complicado?

#12 ·
Sim, estou estacionado na rua, sob uma árvore de bordo agradavelmente sombreada, onde os pássaros podem pousar e deixar cair sua merda de amoreira da primavera sobre a pintura branca.
Esperando por um filtro e um o-ring.
Você resolveu esse problema? Eu comprei um Odyssey usado com problemas de transmissão - o homem precisava de dinheiro e eu pensei que poderia consertá-lo. Ele não se movia em drive, só dava ré. Troquei o fluido e ele voltou a funcionar, mas reduzia a marcha ao fazer 60. Não sei para qual marcha ele reduzia, mas o motor estava perto da linha vermelha. Encomendei uma transmissão usada boa da B&R Auto Salvage - ha, ha - o fluido estava tão preto e a transmissão tão superaquecida e desgastada quanto a minha original - reconstruí com um conjunto completo de juntas, vedações e embreagem e o TransGo Shift Kit - conforme youtube.com/watch?v=QfdRD-agb8s&t=7227s (onde Hiram me fez instalar a ré, que travou a transmissão, mas eu só soube quando as duas rodas estavam no chão e ela não se movia, derrubei o motor e a transmissão novamente, desmontei a transmissão novamente, instalei o seletor de ré do jeito que o manual dizia desta vez - crista PARA BAIXO - liguei e a transmissão funcionou! Mudou de Park para Ré, Neutro, Drive, D3, D2, mas a luz não acendeu para D1. Então, do nada, não engatava a ré ou o estacionamento, apenas moía as engrenagens continuamente até o Neutro. Para evitar moer a engrenagem seletora de ré, tem que dar a partida em Neutro e usar apenas Drive e ele sempre muda para o modo de segurança (2ª?) e não sai. Os códigos são P0700 e P0780. Instalei todas as novas válvulas solenóides de mudança de marcha desta vez e as testei com 12V para ter certeza de que o solenóide estava funcionando.
Agora D pisca em verde e o TCS acende toda vez que apago os códigos e dirijo. O que aconteceu? Você compraria aquele testador Foxwell de novo?