Honda Odyssey Forum banner

2006 Honda Odyssey - 250 mil milhas - Problema P2413 EGR

1.4K views 2 replies 2 participants last post by  hateUsedCars  
#1 ·
Tenho um Odyssey Touring 2006 com cerca de 250.000 milhas.

Recentemente, tive uma luz de verificação do motor e ela está exibindo o Código P2413. Isso mostra que é um problema de recirculação de gases de escape.

Suspeitei que a EGR pudesse estar com defeito e, por isso, a substituí por uma EGR Honda OEM, comprada em uma concessionária Honda.

Redefini os códigos e a luz do motor voltou a aparecer depois de menos de uma hora de condução.

Para garantir e excluí-los, também substituí o sensor MAP e o sensor de temperatura de entrada de ar por peças equivalentes OEM (DENSO e Delphi, respectivamente).

Depois de redefinir os códigos e uma curta viagem, o carro ainda está exibindo um P2413.

Estou ciente de que os Ody's de 1ª e 2ª geração tiveram problemas com o design da EGR, o que exigia uma limpeza substancial da porta EGR e da área circundante da fuligem. Esta Gen 3 tem um design atualizado que aparentemente resolveu esse problema com os Ody's mais antigos. Quando removi a EGR, não vi muita fuligem na porta EGR do motor no lado esquerdo (lado do passageiro), mas borrifei-a com limpador e esfreguei bem para remover qualquer fuligem ou partículas soltas. A porta EDR do lado direito, no lado do motorista, parecia ser uma reserva de óleo? Era só óleo, e não sei o suficiente sobre a EGR para saber se este é o design ou um sinal do meu problema.

Em termos de desempenho do motor, o motor funciona bem em todas as rotações. Ele engasga um pouco quando desligo o motor, mas não tenho nenhuma faixa de rotações que funcione muito mal. O escapamento cheira um pouco rico.

Qualquer ajuda ou um ponto na direção certa seria muito apreciado. Espero limpar o código por tempo suficiente para passar nas inspeções e obter o registro.

#2 ·
Bem, sem informações do grupo, acabei levando o Ody a um mecânico. Ele disse que eles tiveram que limpar as passagens do EGR, que estavam quase bloqueadas. (Ainda não faço ideia de onde ficam essas passagens em um Odyssey de 3ª geração... mas pronto.) Depois que as passagens foram limpas, eles colocaram um novo EGR. Não resolveu os problemas. (o que faz sentido, já que eu já tinha tentado dois EGRs novos.) Eles perceberam que o sinal entre o EGR e a ECU poderia ser uma ECU defeituosa e substituíram a ECU por uma usada do e-bay. Isso resolveu o problema, a luz de verificação do motor apagou e eu consegui passar no DEQ e registrar o carro. No total, foram US$ 100 pela ECU usada e 2 horas de trabalho. Não muito ruim.

#3 ·
Agradeço o acompanhamento. Tenho um 2016 com o mesmo código (P2413) e nenhuma melhora com um novo EGR. Não estou totalmente claro sobre como limpar a(s) passagem(ns), mas parece que tenho que puxar o coletor de admissão e depois mexer nele com um cabide. Ou simplesmente levar a um mecânico em vez de ficar horas no tempo tentando fazer isso sozinho.