Honda Odyssey Forum banner

Diferença do Assistente de Manutenção de Faixa 2021

11K views 26 replies 17 participants last post by  Hodna  
#1 ·
Quando o Odyssey foi lançado em 2018, eu o testei e, embora eu tenha gostado, um dos recursos com os quais fiquei decepcionado foi o sistema de assistência de manutenção de faixa. Ele não centralizava o veículo na faixa, mas sim fazia você quicar entre as linhas como no Pong. Bem, hoje eu testei um 2021 e uau, que diferença. Ele segue muito bem no centro da faixa. Pensei que talvez o 2018 que eu dirigi tivesse alguns bugs, então pedi ao revendedor para dirigir um 2020 e ele agiu como o 2018 que eu dirigi alguns anos atrás, me fazendo pingar entre as linhas. O display do painel para o senso de segurança também é diferente. Tudo isso me faz pensar que houve melhorias substanciais no sistema de assistência de manutenção de faixa. Só estou surpreso que eles não tenham comercializado mais o recurso de centralização de faixa... outros tiveram experiências semelhantes? Pensamentos?

#2 ·
Quando o Odyssey foi lançado em 2018, eu o testei e, embora eu tenha gostado, um dos recursos com os quais fiquei decepcionado foi o sistema de assistência de permanência na faixa. Ele não centralizava o veículo na faixa, mas sim fazia você quicar entre as linhas como no Pong. Bem, hoje eu testei um 2021 e uau, que diferença. Ele segue muito bem no centro da faixa. Pensei que talvez o 2018 que eu dirigi tivesse alguns bugs, então pedi ao revendedor para dirigir um 2020 e ele agiu como o 2018 que eu dirigi alguns anos atrás, me jogando entre as linhas. O display do painel para o sistema de segurança também é diferente. Tudo isso me faz pensar que houve melhorias substanciais no sistema de assistência de permanência na faixa. Só estou surpreso que eles não tenham comercializado mais o recurso de centralização de faixa... outros tiveram experiências semelhantes? Pensamentos?
Eu consigo entender você pensando assim. Eu possuo 4 (atualmente) 2018s. 2 deles dirigem como se estivessem nos trilhos com LKA, e os outros fazem você se sentir como uma bolinha de pingue-pongue. Tive exatamente as mesmas experiências com meus 2 Ford Energies. Um deles foi incrível, e o outro te deixaria enjoado com LKA.

#8 ·
Eu consigo entender você pensando assim. Eu possuo 4 (atualmente) 2018s. 2 deles dirigem como se estivessem nos trilhos com LKA, e os outros fazem você se sentir como uma bolinha de pingue-pongue. Eu tive exatamente as mesmas experiências com meus 2 Ford Energies. Um deles foi incrível, e o outro te deixaria enjoado com LKA.
Isso é realmente interessante... e preocupante...

#7 ·
Nosso Ody Elite 2019 não "ping ponga". Na verdade, é muito bom, mas posso imaginar que o 2021 tem melhorias - tecnologia de sensores, localização dos sensores, atualizações de software, poder de processamento, etc.
Meu Maxima Platinum 2020 quica - e tem o sistema de "segunda geração" com Nissan SafetyShield 360. Deveria se chamar SafelessSh-t.

#11 ·
Então hoje voltei à concessionária e pedi para dirigir um Odyssey 2020 e 2021 novamente e obtive o mesmo resultado usando veículos diferentes da primeira tentativa. O 2020 quicava muito entre as linhas e o 2021 centralizou bem. É realmente possível que isso seja sorte ou eles realmente melhoraram o lkas em 2021...

#14 ·
Eu acabei de fazer o upgrade de um EX-L 2018 com NAV e RES para um Touring 2021, e notei que o assistente de manutenção de faixa faz um trabalho melhor. Eu o configurei para "normal", não me lembro se alguma vez o alterei no 2018. Eu só pensei que eles tinham melhorado o sistema nos últimos anos.
Obrigado pelo feedback.

#15 ·
Também recentemente passei de um EX-L 2018 para um EX-L 2021. Definitivamente, o LKAS parece melhor. Todas as pequenas mudanças significam que o carro dirige melhor de muitas maneiras (faróis de LED, a transmissão de 10 velocidades, melhor ACC, etc.). Tanto eu quanto minha esposa notamos como a condução parece refinada. A Honda realmente fez um bom trabalho com isso.

#16 ·
Discussão interessante. Eu ia postar, porque tenho um EX-L 2020 e fiquei muito decepcionado com o LKAS. Embora eu entenda que é apenas um recurso de assistência ao motorista, ele não mantém as faixas bem e fiquei surpreso com o quão ineficaz ele era. Eu não tive o 'ping-pong' como descrito acima, mas apenas um efeito limitado. Eu estava pensando em levá-lo para verificar, mas parece que é a norma. No modelo Hyundai 2020 dos meus pais, o LKAS mantém o carro quase perfeitamente centralizado na faixa, e é por isso que fiquei surpreso com o quão mal o Honda se saiu.

#17 ·
Discussão interessante. Eu estava querendo postar, porque tenho um EX-L 2020 e fiquei muito decepcionado com o LKAS. Embora eu entenda que seja apenas um recurso de assistência ao motorista, ele não mantém as faixas bem e fiquei surpreso com o quão ineficaz ele era. Eu não tive o 'ping-pong' como descrito acima, mas apenas um efeito limitado. Eu estava debatendo em levá-lo para verificar, mas parece ser a norma. No modelo Hyundai dos meus pais de 2020, esse LKAS mantém o carro quase perfeitamente centralizado na faixa, e é por isso que fiquei surpreso com o quão mal a Honda se saiu.
Meu Ford Escape se sai muito melhor do que meu Honda Odyssey 2019 touring. Na maioria das vezes, ele diz que não consegue ler as linhas da estrada e permanece inativo. Eu pensei que era normal até que eu peguei o Ford (no mesmo ano) e vendo como ele pode encontrar as linhas da estrada quase sempre, me faz perguntar o que deu errado na Honda...

#18 ·
O meu EX-L 2021 também apresenta o efeito "ping-pong" quando o LKAS está ligado. Mas notei que ele tem o mesmo problema mesmo quando o LKAS está desligado. Em uma recente viagem longa na interestadual I-81, parecia que eu sempre precisava fazer pequenos ajustes na direção em trechos perfeitamente retos da estrada para manter o ODY centralizado na faixa. E isso foi com o LKAS desligado. Com o LKAS ligado, ele agia da mesma forma, exceto que eu não precisava fazer a direção. Então, talvez o LKAS estivesse apenas reagindo ao efeito "ping-pong", em vez de causá-lo. Mais alguém notou isso?

#20 ·
Eu tive um problema semelhante em que, em velocidades de autoestrada, eu não conseguia manter a van no centro e eu teria aquele efeito de pingue-pongue ou a direção da van parecia nervosa. Tentei mudar a pressão dos pneus, pensando que eles estavam cheios demais, mas não era isso. Nesse ponto, eu ligava o LKAS e o pingue-pongue desaparecia, ou pelo menos eu não conseguia sentir.
Como foi consertado? Eu troquei os pneus, pois era devido. Agora eu posso dirigir o carro na autoestrada sozinho e ele é sólido como uma rocha, sem direção nervosa. Usar o LKAS é apenas a cereja no bolo.
Os pneus OEM foram a causa real, pois eu experimentei isso desde que a van era nova. Isso me incomodou, mas não o suficiente para fazer um grande negócio disso. Muitas pessoas comentaram como os pneus OEM eram ruins. Espero que isso ajude

#22 ·
Eu tive um problema semelhante em que, em velocidades de autoestrada, eu não conseguia manter a van no centro e eu teria aquele efeito ping pong ou a direção da van parecia nervosa. Eu tentei mudar a pressão do ar pensando que os pneus estavam cheios demais, mas não era isso. Nesse ponto, eu ligava o LKAS e o ping pong sumia, ou pelo menos eu não conseguia sentir.
Como foi consertado? Eu troquei os pneus, pois era devido. Agora eu posso dirigir o carro na rodovia sozinho e ele é sólido como uma rocha, sem direção nervosa. Usar o LKAS é apenas a cereja do bolo.
Os pneus OEM foram a causa real, pois eu experimentei isso desde que a van era nova. Isso me incomodou, mas não o suficiente para fazer um grande negócio disso. Muitas pessoas comentaram como os pneus OEM eram ruins. Espero que isso ajude
Obrigado pelas informações; isso ajuda muito. Eu também suspeitei que talvez os pneus sejam a causa desse problema, mas, exceto por ajustar a pressão dos pneus, não há muito mais que eu possa fazer neste momento, pois a van ainda é nova. Mas meu irmão é um técnico mestre da Honda na Virgínia e ele está planejando visitar no Dia de Ação de Graças. Eu vou pedir para ele dar uma volta na van e ver o que ele pensa. E se ele tiver um novo ODY em sua concessionária com uma marca (ou modelo) diferente de pneus, eu posso ser capaz de organizar uma troca de pneus apenas para verificar se os pneus estão causando o "ping-pong". Eu tive problemas com o departamento de serviço da minha concessionária local, então seria uma perda de tempo ir lá.

#23 ·
Posso confirmar que o LKA, ACC e BRAKE HOLD foram melhorados em 2022. Eu tinha um Touring 2018 e agora um Touring 2022 no Canadá é equivalente ao modelo ELITE. O LKA e ACC 2022 têm uma câmera atualizada no para-brisa e radar atualizado em relação ao 2018, também o brake hold em 2022 usa o servo freio para manter o pedal do freio muito mais suave do que o 2018 que usa o atuador da pinça do freio de estacionamento traseiro.

#24 ·
Eu tenho um 2021 e ele faz um pouco de ping pong e grita para eu virar quando estou virando em linha reta. É útil em viagens longas, mas está longe de ser capaz de dirigir sozinho, especialmente em curvas mais fechadas (ele simplesmente desiste se for muito fechado) e eu não gosto que ele fique me importunando para virar quando EU ESTOU virando. Parece um sistema muito mal feito. O ping pong às vezes é perigoso quando outros carros também estão flutuando e os sensores não o detectam. Se uma troca de pneus ou alinhamento da câmera resolvesse isso, seria ótimo. Eu diria que este é um recurso que mal funciona com valor mínimo. Assim como a frenagem de emergência, a frenagem fantasma é péssima quando praticamente trava os freios e o carro infrator está 2 comprimentos de carro à frente e de forma alguma representa um perigo para mim. Ou quando ele vê uma costura na rodovia como um marcador de faixa em vez de uma costura e aciona o freio. Talvez minha câmera esteja desligada. Deve haver um autodiagnóstico fácil, não alguma calibração cara.

#25 ·
Notei que no meu, ele fica me incomodando a cada 10-15 segundos ou mais para eu virar o volante. Normalmente, um pequeno movimento no volante é suficiente para fazê-lo continuar. Não tenho certeza se isso é um recurso de segurança para manter a atenção do motorista ou um defeito no meu sistema. Provavelmente o primeiro, mas seria bom se o sistema pudesse manter o carro e só me notificasse quando não pudesse mais, como em uma curva mais acentuada. Eu só tentei isso em uma curta distância em uma rodovia e não em uma longa viagem.

#26 ·
Percebi que no meu, ele fica me incomodando a cada 10-15 segundos ou mais para virar. Normalmente, um pequeno movimento no volante é suficiente para fazê-lo continuar. Não tenho certeza se isso é um recurso de segurança para manter a atenção do motorista ou um defeito no meu sistema. Provavelmente o primeiro, mas seria bom se o sistema pudesse manter o carro e só me notificasse quando não pudesse mais, como em uma curva mais acentuada. Eu só tentei isso em uma curta distância em uma rodovia e não em uma longa viagem.
O meu faz exatamente a mesma coisa com o LKAS ligado, e acho que provavelmente É um recurso de segurança. Mas com o LKAS desligado e em uma estrada perfeitamente reta, ainda tenho que fazer pequenas correções de direção para mantê-lo no centro da faixa. É quase como se a cremalheira da direção não ficasse exatamente no centro por um determinado período de tempo. Eu nunca percebi esse comportamento até que dirigi nas rodovias algumas vezes, porque a maioria de nossas estradas locais não são retas o suficiente por tempo suficiente para ser um problema. Mas também tenho um Accord 2018 que não exibe o efeito "ping-pong", então sei que há algo causando o problema no meu ODY.

#27 ·
Acho que a Honda quer que permaneçamos no controle, não a eletrônica - por isso temos que olhar para aquele longo aviso legal toda vez que ligamos nossos carros. Quem diabos tem tempo para ler isso, especialmente porque não fica lá tempo suficiente para ler? Está lá apenas porque os advogados estúpidos disseram que tinha que ser. Faça as contas sobre isso. É como abrir um software no seu PC e ser forçado a ler o contrato de licença toda vez antes que o programa funcione.