IAOdy,
Esta é a minha filosofia sobre alinhamento (ao comprar pneus?). Se você está comprando pneus porque alguma parte da banda de rodagem utilizável está desequilibrada em toda a face da banda de rodagem em um ou ambos os pneus de um par, então um alinhamento pode ser necessário. Por exemplo, se a banda de rodagem interna (ou banda de rodagem externa) desapareceu de um ou ambos os pneus dianteiros (o mesmo vale para os pneus traseiros), mas ainda há uma banda de rodagem muito boa em toda o resto da superfície do(s) pneu(s), então um alinhamento do veículo pode ser necessário (quase todos os veículos mais novos com tração dianteira têm a capacidade de alinhar as quatro rodas). Se o veículo não estiver andando em linha reta ao dirigir em uma superfície RETA PLANA, então um alinhamento pode ser necessário (ao andar livremente ou sob leve aceleração, não ao frear). Ao dirigir o veículo em uma estrada reta, se o volante não estiver "no verdadeiro" com o emblema central do fabricante na posição horizontal (plana) (emblema não inclinado), então um alinhamento pode ser necessário. Em geral, EU NÃO faço um alinhamento ao comprar pneus. Mesmo que eu sinta que um alinhamento é necessário, levarei meu veículo a um mecânico de serviço especializado em extremidades dianteiras/suspensões (antes da compra de pneus novos), pois não confio em lojas de pneus para um alinhamento de qualidade (na maioria das vezes, eles farão o trabalho errado ou venderão um alinhamento quando não for necessário). Uma boa oficina especializada em extremidades dianteiras verificará o alinhamento, fará ajustes se isso for tudo o que é necessário ou verificará a extremidade dianteira ou traseira (e/ou a suspensão, buchas, etc.) e informará o que é necessário para que um alinhamento valha a pena o dinheiro gasto. NOTA final: Se ao comprar pneus, fazer um alinhamento fizer você dormir melhor, então faça um alinhamento. Muita sorte, Russ.