Honda Odyssey Forum banner

Fechadura da porta deslizante do lado do motorista presa na posição travada

1 reading
45K views 32 replies 13 participants last post by  kelly.putz  
#1 · (Edited)
Olá,

tenho um Odyssey EX de 2001. Depois de ler várias postagens, não consigo encontrar a resposta para o meu problema.

Um menino estava puxando a maçaneta da porta deslizante do lado do motorista ao mesmo tempo em que eu estava tentando destrancar a porta e agora a trava deslizante não sai da posição travada. Se eu puxar e segurar a trava deslizante em direção à posição aberta e puxar a maçaneta ao mesmo tempo, a porta abrirá automaticamente. Ela fecha automaticamente muito bem.

Então, basicamente, a porta abre e fecha automaticamente como deveria. A trava deslizante, no entanto, está presa na posição travada. Alguém tem alguma sugestão para consertar minha trava presa?

Obrigado por ler minha postagem.

Mãe de futebol frustrada,
Melissa :(

#14 · (Edited)
Ajuda, alguém? Alguém tem alguma ideia para uma solução para o meu problema?? Eu certamente apreciaria quaisquer sugestões. Melissa
Tópico antigo, mas fiquei muito frustrada que ninguém abordasse os sintomas e o aspeto da criança. Tive o mesmo com o meu. Um menino adorável a brincar com as fechaduras e então a porta não destravava manualmente ou com o interruptor de energia. Era o atuador da fechadura da porta e NÃO o interruptor da porta do combustível. Eu estava procurando uma solução e encontrei sua postagem e realmente quero que outros saibam para ouvir os sintomas das pessoas e quando o problema começou a ocorrer. Não foi uma coincidência. Existem alguns truques para descartar o interruptor da porta quando a fechadura da porta está presa.

1. Segurando a fechadura da porta para cima por 5-10 segundos. Ele irá destravar se for um problema no interruptor da porta do combustível e a porta abrirá ligeiramente quando você puxar a maçaneta. Se não destravar, provavelmente é o atuador.

2. Coloque o ouvido contra a porta deslizante com a porta do combustível aberta. Pressione o interruptor. Se você ouvir um leve clique dentro da porta após pressionar o interruptor, o interruptor está funcionando. Nenhum som significa que o interruptor não está funcionando.

3. Se alguém se desculpar com Melissa por não ouvir, eu até compartilharei o segredo de como abrir a porta quando ela não destrava para que você possa remover o painel e substituir o atuador.

#4 ·
Obrigado pela sugestão. Olhei para a porta do combustível e tudo está funcional. O braço não está dobrado e a peça de borracha preta está no lugar.

A fechadura ficou presa quando o menino continuou puxando a maçaneta externa enquanto eu pressionava o controle remoto para destravar. Argh!!

Alguma outra ideia?

Obrigado antecipadamente pelo seu tempo.

Melissa :rolleyes:

#5 · (Edited)
Se a fechadura voltar para dentro da fechadura quando você a destrava manualmente, então o interruptor na porta de abastecimento de combustível provavelmente não está funcionando, o que significa que a porta está ligeiramente torta. É um problema comum, pois a porta é atingida pela alça da bomba. O circuito foi projetado para travar a porta deslizante se a porta de combustível estiver aberta (ou pensar que está aberta). Fora isso, você terá que puxar o painel da porta e diagnosticar o que está causando isso. Você está muito preso na questão da maçaneta da porta, o que provavelmente foi apenas uma coincidência.

Verifique também se a alavanca de liberação da porta de combustível perto da porta do motorista está funcionando livremente.

#8 ·
Existe algum tópico sobre como remover o painel??? Não consigo descobrir como tirar a maçaneta interna da porta da porta deslizante. Tenho um problema muito semelhante, exceto que a porta não está presa trancada, mas destrancada. Essa porta não tranca e pode ser aberta a qualquer momento. :(

#9 · (Edited)
Como acontece com quase todas as maçanetas, você puxa o clipe com um gancho de mola. Você pode ver o clipe pressionando a tampa da guarnição e olhando para baixo atrás da maçaneta.
Os clipes podem ser retirados com uma ferramenta bifurcada da loja de autopeças ou com uma chave de fenda. Você corre o risco de danificar o painel com uma chave de fenda. Cole-o com fita adesiva, se usado. O procedimento e as fotos podem ser encontrados no manual de serviço OEM.

#12 ·
Onde está o tópico da porta "oficial"? Estou procurando uma solução "mágica" para manter o contato da porta. Estou descobrindo que preciso usar a limpeza com borracha com mais frequência, pelo menos a cada seis meses ou mais. Lembro-me de que uma vez tentei usar DeOxite, mas na verdade começou a causar muitos problemas. Tive que limpá-lo com álcool antes que as portas funcionassem novamente.

No fim de semana, uma porta apitou nas curvas. Depois de usar o truque da borracha, o bipe parou, mas depois a porta do motorista não destravava. Verifiquei o mecanismo de intertravamento da porta de combustível, mas estava funcionando bem. Enquanto a porta estava aberta, tentei trancar e destrancar e então percebi que, quando a porta está aberta, ela está completamente isolada eletricamente. Portanto, deve haver uma conexão de pino separada na porta para travar e destravar. A trava estava funcionando, mas a destrava não. Usei a borracha novamente e agora a trava e a destrava começaram a funcionar. Espero que dure um tempo.

Alguém tem uma solução melhor? Meus blocos de junção da porta ainda são os originais de 1999. O meu não recebeu TSB gratuito. Sei que NÃO devo tocar lixa neles, mas existe algo melhor do que borracha e/ou álcool?

- Vikas

#13 ·
Apenas tente acionar a alavanca de liberação da tampa de combustível e certifique-se de que a tampa está fechada ('01 Ody). Hoje, a porta do lado do passageiro não destravava... você sabe, quando você tem quatro filhos na van em um estacionamento e a porta não abre e você aperta botões e puxa maçanetas e ela simplesmente não abre. Ah, ah! O problema é que ela não destrava. Empurrei a trava manual para abrir e puxei a maçaneta e a porta abriu. Todas as crianças saíram. Para testar, acionei o interruptor de trava da porta do motorista e todas as portas travam/destravam, exceto a porta deslizante do lado do motorista (não consigo ver a trava do lado do passageiro, mas essa porta funciona de qualquer maneira). Mais tarde, em casa, ainda não funcionava, então li sobre como as portas funcionam e descobriu-se que a tampa de combustível tem um bloqueio - você sabia que tinha que ter - então saí e puxei a aba de liberação de combustível (nenhum atrito ou 'trava' sentida nessa ação), a tampa abriu e eu a fechei e tentei as fechaduras e elas funcionam! Sim. A tampa não estava aberta ou óbvia, mas era isso. Testes repetidos mostraram que a alavanca tem uma sensação de 'trava' quando você a puxa para cima. Solução fácil, hein? Então, é um recurso, não um bug!

#16 ·
Você percebe que Melissa não é vista há alguns anos?
A futilidade de fornecer um desfecho para um tópico de 12 anos não me escapa. Esta é honestamente a única discussão que consegui encontrar na web que se aplicava à minha situação de uma criança de 5 anos brincando com a fechadura enquanto tentava abrir a porta e a fechadura ficou presa em uma Odyssey. Eu acho que deveria ser mais comum. Talvez o autor original se depare com isso em sua caixa de entrada e sorria. Essa porta está consertada ou em um ferro-velho neste momento.

#21 ·
Respondido um ano após a pergunta - antes tarde do que nunca! Bem-vindo de volta, mpbrien!
Agora seriam 3 anos que Jennifer não pode usar aquela porta se ela ainda não foi consertada!

#22 ·
Respondeu um ano depois da pergunta ser feita - antes tarde do que nunca! Bem-vindo de volta, mpbrien!
Agora seriam 3 anos que Jennifer não pode usar aquela porta se ela ainda não foi consertada!
:). Acho que ela ainda está procurando essa resposta, acabei de notar uma notificação IM há 40 minutos. Tenho sido muito mais ativo em um fórum de motocicletas e agora percebo a utilidade de deixar respostas em posts antigos.

Então, se eu me lembro corretamente, foi muito simples se for realmente o atuador da fechadura da porta que está quebrado e não a porta de combustível ou o cabo. Pelo menos para abrir a porta, você ainda precisa substituir o atuador.

3. Então, se a primeira etapa não conseguir destrancar a porta, tente isso. Destranque as portas. Sim, a porta deslizante não vai destrancar, mas espero que você não dispare o alarme se ele for reiniciado. Abaixe a janela.

Alcance por dentro de fora com um braço e tente puxar manualmente o interruptor de destravamento da porta. Ele não vai subir todo, definitivamente não vai travar, mas continue puxando-o para cima de qualquer maneira. Haverá resistência. Está lutando contra o mecanismo do atuador quebrado. Sem coisas de Hércules, apenas segurando-o o mais alto que puder para que ele não puxe para baixo

enquanto segura o interruptor de destravamento para cima, puxe a maçaneta externa da porta e ela deve abrir. Não me lembro se funcionou com o interruptor da porta elétrica ainda ativado ou se o interruptor precisava estar desligado. Acho que funciona de qualquer maneira, mas se não funcionar, tente com ele desligado.

Vou adicionar uma ou duas fotos e tentar encontrar onde encontrei a resposta pela primeira vez. Pode ter sido um vídeo, talvez apenas um tópico diferente do fórum.

#25 ·
Sim! São três anos!! Tenho até o final do verão, quando meus filhos idealmente usarão a porta para as entregas na escola. A propósito, a minha é a porta do lado direito (não do lado do combustível.)
Isso torna a porta do combustível bastante improvável :)

e agora que você menciona, acho que foi isso que percebi que tinha que pesquisar para encontrar a solução porque todo o resto apontava para a porta de gasolina. Posso encontrar esse vídeo.

Mas, enquanto isso, tente segurar a trava enquanto ela tenta puxar para baixo e, em seguida, puxe a maçaneta da porta do lado de fora enquanto tenta segurar a trava manual da porta. Se você puder ver metade ou mais do vermelho ao puxá-lo para cima, acho que foi o suficiente.

Então, uma vez, espero que aberto, você pode substituir o atuador quebrado. Existem alguns vídeos sobre isso. O atuador custava cerca de US$ 60 ou algo assim, se eu me lembro bem, se encomendado online.
As únicas ferramentas eram algo como uma chave de fenda e talvez uma ou duas chaves. Pode ter me levado 30 minutos.

e sim, demorei um pouco demais para tirar esta foto e disparei meu alarme. :). Não fazia isso há anos.
Manter a porta do passageiro ou a porta traseira aberta quando você destrava a porta impedirá que esse alarme seja redefinido.
Image

#28 ·
Ah, que droga! Sem sorte.
Mesmo com uma alavanca empurrando o interruptor de desbloqueio e usando a maçaneta da porta externa, não funciona (com o interruptor automático ligado ou desligado).
Droga. Vou olhar em volta para ter certeza de que foi isso que funcionou para mim. Eu sei que consegui abrir o meu de alguma forma sem quebrar mais nada.

#26 ·
Confira este tópico relacionado: Lock is jammed on sliding door, pode ajudar. Pode ser que a trava de segurança para crianças impeça a abertura da fechadura interna. A trava/destrava elétrica funciona?

• Like
Reactions: Jennifer Quinn
#27 ·
Anteriormente, verificamos que a trava de segurança para crianças NÃO está travada. Em seguida, tentamos remover o painel. Conseguimos soltar os lados esquerdo e direito do painel, mas a parte inferior está firmemente no lugar. Então, vimos sua dica e tentamos em todas as permutações que podíamos imaginar (interruptor de alimentação ligado/desligado, etc.) Sem sorte. Voltarei a este assunto durante o verão até que seja resolvido. Também notei que muitas pessoas estão procurando a mesma solução. Obrigado por sua ajuda e ideias!

#30 ·
Mais uma última coisa para tentar. Definitivamente não exigiu um esforço do tipo pé de cabra. Tente puxar a trava manual enquanto pressiona o botão de desbloqueio no seu chaveiro. Talvez, se as peças quebradas estiverem tentando ao mesmo tempo, elas consigam destravar a porta apenas uma vez para que você possa então tirar o painel.

Cheguei à conclusão de que pode ter sido a pergunta de Melissa no início deste tópico onde encontrei minha resposta sobre como abrir a porta quando a fechadura tentava permanecer fechada.

“Se eu puxar e segurar a trava deslizante em direção à posição aberta e puxar a maçaneta ao mesmo tempo, a porta abrirá automaticamente. Ela fecha automaticamente muito bem.”

Isso foi algo que eu ainda não tinha tentado. E sim, houve muita busca por truques para abrir a porta quando ela travava antes que tudo isso apontasse para uma porta de gasolina quando eu sabia que a fechadura havia emperrado quando meu filho de 3 anos estava brincando de puxar o controle deslizante da trava para cima e para baixo ao mesmo tempo em que as travas elétricas estavam tentando travar.

Então, agora armado com uma última coisa para tentar antes de tentar desmontar o painel sem a porta aberta, fui para o carro, liguei a energia para a porta deslizante, entrei, empurrei a trava deslizante com apenas o meu polegar, puxei a maçaneta interna com o mesmo esforço normal para abrir a porta quando tudo funciona e, voilà, abre-te sésamo, a porta abriu automaticamente e então eu pude fazer todas as coisas normais para tirar o painel interno e substituir o atuador.

#31 ·
Obrigado pela sua ajuda. Infelizmente, sem sorte até agora. Li em outro tópico onde um sujeito usou uma alavanca para tirar o painel, com muita pressão ao longo da borda inferior. Da próxima vez que eu trabalhar nisso, acho que vou tentar isso. Mesmo que eu acabe quebrando o painel (e o substituindo por $250), é mais barato do que fazer o revendedor fazer a mesma coisa, com custos de mão de obra.

#32 ·
É uma coisa que eu gosto em ter um carro mais velho. O medo de quebrar algo que é principalmente cosmético é muito reduzido.

De que ano é o Odyssey? Outra coisa nos fóruns é tentar abrir manualmente com a bateria desconectada. Eu imagino que você já tenha passado por essas tentativas, mas vale a pena mencionar. Talvez até tente puxar a fechadura com a bateria desconectada, caso algo alimentado a esteja segurando. E se isso também falhar, use uma alavanca. Boa sorte.

Observação, quando finalmente consegui abrir o meu, substituí o atuador da fechadura da porta pela variedade Dorman de $40 da Rock Auto. Não me deu nenhum problema desde então.
Queria poder dizer o mesmo sobre o rolo central, mas esse é um tópico diferente :)