Honda Odyssey Forum banner
1 - 20 of 42 Posts

jkp

· Registered
52 Posts
Discussion starter · #1 ·
Tenho este código P0420 há um mês, então tenho pesquisado bastante sobre isso.....Aqui está a minha teoria....Se alguém puder confirmar ou refutar, eu agradeceria. Se você receber o código P0420, provavelmente é o seu sensor de oxigênio, e não o conversor catalítico. (ressalva....assume que a sua economia de combustível é normal) Se o seu sistema de sensor de O2 sair muito do controle, o seu motor pode funcionar em modo "circuito fechado", o que significa que os sensores de O2 não estão controlando a mistura ar/combustível, e o seu sistema de indução de combustível volta para rico....nessas condições, danos ao seu conversor catalítico podem ocorrer. Como a minha economia de combustível é excelente, 26 na rodovia, 19 na média da cidade...estou concluindo que não estou funcionando rico, e, portanto, provavelmente não há danos ao conversor catalítico....além disso, li vários artigos técnicos explicando o funcionamento dos sensores de O2 e recomendando a sua substituição a 100.000 km (Odyssey) JKP

Até serem analisadas com um testador OBD2, todas as suas teorias são apenas suposições. Existem vários testes feitos pelo computador para o sensor de O2, a fim de determinar se ele está ruim. Se você receber P0420 sem outros códigos, as chances são maiores que 90% de que o conversor esteja ruim. EGR também pode ter algum efeito sobre isso e eu daria mais chances a ele do que ao sensor de O2. Faça a análise em um testador OBD2 em vez de jogar peças nele por instinto........

O ano e a quilometragem ajudariam na adivinhação:D

Concordo com William_Wiles. Faça com que seja diagnosticado corretamente. Muito provavelmente, o gato é o problema. Também acredito firmemente que o problema das válvulas EGR/entupimento leva à substituição prematura do conversor catalítico.

O TSB 03-073 da Honda que os técnicos de serviço da Honda usam diz a eles para substituir o conversor catalítico por um DTC P0420, então é isso que eles farão. Os conversores catalíticos são cobertos por uma garantia de 8/80 mil milhas.

Discussion starter · #4 ·
W Wiles e Jpit
Obrigado pela informação.....algumas razões pelas quais estou cético em relação à substituição do conversor catalítico...primeiro, vi várias postagens neste fórum onde os proprietários de Odyssey tiveram seus conversores catalíticos substituídos em concessionárias Honda e em outros lugares, e o código P0420 volta...segundo, os conversores catalíticos devem durar a vida útil do carro, a menos que você tenha alguma falha significativa ou de longo prazo no motor que encurte sua vida útil, ou talvez para pessoas que têm invernos com neve, a corrosão do sal da estrada pode exigir uma substituição antecipada. Mais um; Acho que estou predisposto a ser desconfiado de quase tudo o que o OBD do Odyssey me diz. Como você e todos os outros que possuem um Odyssey sabem, existem muitos "bugs" na arquitetura elétrica/sensor do OBD deste veículo.
Meu Odyssey 99 acabou de passar dos 100 mil km.
Eu certamente não quero "jogar peças no problema", é por isso que estou pesquisando aqui.
JKP

Reviravolta interessante...

Cerca de 2 semanas atrás, meu Ody não queria pegar. Passei cerca de 5 minutos direto tentando fazê-lo pegar, e não pegava. Eu sei que 5 minutos é excessivo, mas estava abaixo de zero e pensei que talvez o frio fosse um fator.

Depois de rebocar o Odyssey de volta para minha casa, inspecionei o painel de fusíveis do lado do motorista para ver que eu havia quebrado o fusível de 15Amp "IG COIL", muito provavelmente com meu pé enquanto engatava o freio de estacionamento. Substituí o fusível e voltei para a estrada instantaneamente. Cerca de um dia depois, a luz CHECK ENGINE acendeu. Puxei os códigos e obtive o mesmo código P0420. Comecei a me perguntar se minhas tentativas excessivas de partida de alguma forma inundaram o sistema com gasolina, ou causaram a falha do catalisador. Achei que também começaria com o sensor e seguiria a partir daí, pois os catalisadores deveriam ser para a vida toda. Então, dirigi por cerca de 1,5 semanas com a luz Check Engine acesa, então, em algum momento no sábado, enquanto estávamos dirigindo, ele simplesmente desligou e não voltou. Alguém já viu isso? Eu pensei que a única maneira de fazê-lo desligar era limpar os códigos, o que eu não fiz. O problema poderia ter se resolvido sozinho? A economia de combustível foi definitivamente pior, significativamente, não consegui monitorá-la desde que a luz apagou. Acho que esse seria o teste.

A maioria dos códigos será redefinida após vários ciclos de condução sem condição de falha. Suas suposições sobre o conversor estar sobrecarregado podem estar corretas, pois também leva vários ciclos de condução para configurá-lo.

jkp A maioria de suas declarações sobre o sistema obd2 está incorreta. Não tenho tempo para explicar todos eles agora, pois tenho que buscar minha esposa, pois está nevando cerca de 4 polegadas por hora agora...

jkp said:
W Wiles e Jpit
Obrigado pela contribuição.....algumas razões pelas quais estou cético em relação à substituição do conversor catalítico...primeiro, vi várias postagens neste fórum onde os proprietários de Odyssey tiveram seus conversores catalíticos substituídos em concessionárias Honda e em outros lugares, e o código P0420 volta....segundo, os conversores catalíticos devem durar a vida útil do carro, a menos que você tenha alguma falha significativa ou de longo prazo no motor que encurte sua vida útil, ou talvez para pessoas que têm invernos com neve, a corrosão do sal da estrada pode exigir uma substituição antecipada. Mais um; Acho que estou predisposto a ser desconfiado de quase tudo que o OBD do Odyssey me diz. Como você e todos os outros que possuem um Odyssey sabem, existem muitos "bugs" na arquitetura elétrica/sensor OBD deste veículo.
Meu Odyssey 99 acabou de passar de 100 mil.
Eu certamente não quero "jogar peças no problema", é por isso que estou pesquisando aqui.
JKP
jkp Primeiro, tomar tudo o que você lê em um fórum de usuários como verdade absoluta é perigoso. Sim, houve uma ou duas pessoas que substituíram o conversor por um OEM que, segundo eles, falhou. Normalmente porque apenas o código p0420 foi abordado. O Odyssey tem um motor de alto volume, então muitos conversores de terceiros não têm catalisador suficiente para funcionar com o ODY. Analisar a taxa de comutação, a voltagem e a velocidade de comutação dos sensores O2 mostrará isso.

Os conversores catalíticos não durarão a vida útil da van. O material do catalisador se degradará com o tempo com o uso. Acredito que a estimativa atual é que eles devem durar 100.000 milhas. A única maneira que os invernos frios afetarão é bombear mais combustível através dele por causa de partidas a frio e viagens curtas.

Quanto ao sistema OBD2 com falhas, gostaria de saber de onde você tirou isso. Tenho trabalhado com o sistema OBD2 no meu Ody e em outros carros nos últimos dois anos e meio e não encontrei nada com falhas nele. A única falha é que a Honda, como todos os fabricantes de automóveis, não divulga todos os dados proprietários que podem ser digitalizados, então não podemos ver muitos dados. Talvez as unidades de alto custo tenham mais, mas estão fora do meu alcance. Várias pessoas neste fórum afirmaram que o código p0420 é definido muito cedo, mas uma verificação dos sensores mostrará que o código está correto, pois o conversor não está fazendo seu trabalho. Ao mesmo tempo, se o conversor for substituído, os outros sistemas devem ser verificados para garantir que estejam funcionando corretamente. Os códigos e pontos de falha são ditados pela EPA.

Espero que esta postagem não o ofenda, mas sinto que muito do que você postou é falso e, se lido por várias pessoas, duas ou três o tomarão como verdade absoluta e o propagarão como um fato.

jkp, não acho que haja muitos bugs no sistema OBD2 do ODY. Acho que o OBD2 'sente' alguns problemas que são genuínos no momento da falha. Como William_wiles indicou no último post, após vários ciclos de condução OBD2, se o problema que originalmente definiu o Código de Problema de Diagnóstico não estiver mais lá, a 'luz de verificação do motor' é desligada. Essa seria a maneira correta de lidar com isso.

Para o seu código P0420, existem várias razões pelas quais ele pode ser definido. O sensor de O2 a jusante é o item que determina se o seu conversor catalítico é eficiente. Raramente é a 'causa' do P0420. Seu único trabalho é 'sentir' um conversor catalítico em deterioração. Não vou entrar em como ele faz isso, pois você pode ter lido sobre isso de qualquer maneira. Ocasionalmente, este sensor falha, mas não com tanta frequência quanto o sensor de O2 a montante, cujo trabalho é fornecer o feedback da relação ar/combustível ao PCM.

Eu tenho um eliminador de O2 no meu sensor de O2 a jusante, então eu não recebo mais o P0420, mas essa é uma história totalmente diferente.

Discussion starter · #9 ·
W Wiles
Ei, não estou ofendido de forma alguma... Estou apenas tentando entender isso, e agradeço pessoas experientes como você que estão opinando. Quanto à vida útil do conversor catalítico, li um pouco mais e agora concordo com você sobre os 100 mil... tendo tido dois Accords mais antigos (terceira geração, 5ª geração) que ultrapassaram 200 mil e ainda estão funcionando bem (com testes anuais de emissões) sem nunca substituir um catalisador, dei o salto lógico de que eles deveriam durar. Acho que a questão aqui são os padrões de emissões cada vez mais rigorosos.
Fico feliz em ouvir sua confiança no sistema OBD no Odyssey,... eu não diria que estou convencido, mas certamente estou repensando muito do que eu achava que sabia sobre esse problema.
Não estou levando nada do que leio aqui como verdade absoluta, por isso estou postando neste fórum... você sabe, mesmo que eu fosse um técnico Honda certificado, ainda acharia este fórum útil, porque há uma arte em tudo isso. A arte é a interpretação correta não apenas do OBD e dos dados, mas também dos sinais e sintomas evidentes que seu veículo está lhe dando.
Mais uma pergunta técnica, se não se importar. Como eu li, o funcionamento adequado do conversor catalítico depende do funcionamento adequado do(s) sensor(es) de O2 a montante. Em outras palavras, o CC precisa das flutuações cíclicas dos gases de escape que resultam do ciclo rico/pobre. Esses ciclos são necessários para que as reações químicas adequadas ocorram no CC. Então a pergunta é, você substituiria o(s) sensor(es) de O2 a montante, ... a jusante, junto com seu CC? Você acredita que os sensores de O2 devem ser um item de manutenção periódica, ou são?
Novamente, estou apenas tentando entender melhor o Odyssey,... é um hábito que me serviu bem com meus outros carros. Se tudo o que eu quisesse fazer fosse consertá-lo, eu simplesmente o levaria para a oficina e pronto. Não sou contra economizar alguns $$ no processo, porque muitas dessas coisas, posso lidar em casa,... mas principalmente eu só quero entender a natureza da fera.
Obrigado
JKP

Provavelmente não substituirei os sensores O2 sozinho com o conversor ou como um problema de pm. O sistema OBD os monitora e deve ser capaz de dizer se eles estão ruins. Ele monitora o circuito do aquecedor, a tensão de comutação e o tempo de subida/descida dos sensores. Isso também pode ser visto graficamente no sensor OBD2. O que acontece quando o catalisador fica fraco é que o sensor O2 secundário começa a mudar mais perto da taxa de comutação do sensor O2 primário. O computador executa testes periodicamente para determinar a eficiência do conversor. Em meus carros GM, o computador gera esses dados, mas a Honda não. No entanto, os sensores Ot podem ser representados graficamente a partir das informações em execução contínua no barramento serial.
Para muitas informações boas, se você estiver interessado, acesse http://www.autotap.com/obdii_library.asp e www.howstuffworks.com http://www.obdiicsu.com/Studies/2002CaseStudies/Guidance/Withoutlost.htm ...
Eu tinha um outro bom artigo sobre problemas P0420, mas não consigo encontrá-lo agora. Se você quiser mais do que jamais poderia ler, conecte P0420 no Google e muitas coisas aparecerão........

Eu sei que estou desenterrando um tópico de um ano atrás, mas queria continuar a discussão um pouco.

Eu tinha um CEL intermitente, puxei os códigos na Autozone e obtive um P0401 e um P0420. Limpei toda a sujeira na porta EGR com uma broca de 17/64, fiz alguma outra limpeza na válvula de admissão/EGR e coloquei de volta com um novo corpo de borboleta e junta da válvula EGR. Puxei o cabo da bateria por alguns minutos para redefinir os códigos, dirigi por um tempo e voltei para a Autozone. P0401 se foi, mas P0420 voltou... o estranho é que o CEL nunca acendeu.

Então... o que o código P0420 sem a luz CEL indica? Existe algo entre "normal" (sem luz) e "ruim" (luz) que o computador armazena que indica que "o CAT está estragando, mas ainda não foi embora"? Eu nunca senti o cheiro de ovo podre, então eu presumo que não é o CAT (ou isso não é necessariamente sempre um indicador positivo de um CAT ruim?). Ou poderia ser o sensor de O2 secundário?

Um único erro não define necessariamente uma luz de verificação do motor. Cada código é diferente. A falha não é grave o suficiente para fazer com que a luz de verificação do motor acenda. Pode ter sido causada por uma inundação temporária do motor. Para ajudar a determinar se é um problema, você precisa verificar o código de prontidão. Se estiver completo e pronto, provavelmente foi uma falha temporária. Se não estiver pronto, é provável que em breve a luz de verificação do motor acenda. Em outras palavras, verificar os códigos sem uma luz de verificação do motor pode levar à confusão.

William Wiles said:
Para ajudar a determinar se é um problema, você precisa verificar o código de prontidão. Se estiver completo e pronto, provavelmente foi uma falha temporária.
Nunca ouvi falar do código de prontidão... você pode me esclarecer? Estou assumindo que isso não pode ser visto sem algum software ODBII ou através do equipamento de diagnóstico da concessionária? Estou procurando algo que possa exibir os vários sensores, suas leituras, ser capaz de possivelmente ajustar algumas coisas, tudo através de um laptop.

Os códigos de prontidão são testes não contínuos feitos pelo computador. A redefinição dos códigos redefine todos para não e leva vários ciclos de condução para defini-los. Pode levar uma semana em alguns casos. Eles precisam ser vistos com testadores OBDII.

Attachments

William...Eu naveguei no site obd-2.com. As credenciais e o histórico de Alex Peper com OBD são impressionantes... ele é o cara! E a interface do software parece muito boa. Então, por $122, você recebe os conectores e o software que roda no seu laptop e é capaz de acessar as informações OBDII. Eu tenho um Honda e um Nissan, então tudo que preciso é da rede ISO e posso usá-la em ambos os carros. Estou esquecendo alguma coisa?

Há quanto tempo você está usando o software? Parece que ele é capaz de armazenar dados de sensores/desempenho no seu laptop? Que deficiências você encontrou no software, se houver?

Se eu tivesse o software, eu seria capaz de verificar, entre outras coisas, o desempenho do meu sensor O2 para ter certeza de que eles estavam funcionando corretamente...

Eu uso há cerca de três anos. Ele tem algumas desvantagens, mas todos eles têm. Os scanners de consumo não têm muita informação proprietária. Nenhum dos scanners de consumo lê os códigos ou informações do computador SCS ou ABS. Você pode salvar as verificações para referência futura ou para análise offline. Então você pode configurá-lo na van e deixá-lo escanear continuamente os itens enquanto você dirige. Eu executo uma verificação enquanto dirijo periodicamente e salvo para referência futura e comparação, caso surja um problema.

Você pode baixar o software do site dele com uma amostra de verificação para verificar. É grátis. Se você fizer isso e quiser ver uma verificação Ody, me avise por IM e eu enviarei uma.

Não tenho nenhuma ligação com o Car Code além de usar seu produto. Você deve olhar e comparar outros pacotes antes de decidir qual comprar.

A imagem anexada é um gráfico dos sensores VSS e O2 em uma de minhas verificações ODY.

Attachments

Atualização rápida - depois de dirigir a van por uma semana, levei-a à Autozone na sexta-feira para verificar os códigos novamente. Minha esposa disse que não havia notado a CEL durante toda a semana. O cara da Autozone conectou o leitor de código e, voilà, nenhum código encontrado!

Fiquei feliz dirigindo pelo resto do dia até a manhã seguinte, quando notei a luz CEL acesa novamente!!! Eu ia voltar para a Autozone, mas tinha um monte de outras tarefas para fazer, então não tive chance. Durante minhas tarefas, notei que a van estava virando um pouco mais devagar do que o normal, então verifiquei quando havia substituído a bateria pela última vez e, com certeza, 9 de janeiro de 2004, quase 3 anos no dia. Minha experiência é que as baterias Honda OEM (e baterias de reposição) parecem ter um cronômetro de 3 anos... Tive pelo menos 3 que deram defeito poucos meses após seu 3º aniversário (a bateria original na van durou 3 anos e 2 meses).

Como era uma bateria de reposição Honda, voltei ao revendedor para fazer um teste de carga e recuperar pelo menos 40% do custo coberto pela garantia prorrogada de 5 anos (faltavam 11 dias para o 3º aniversário de substituição total). A bateria falhou no teste de carga com apenas 300 CCA disponíveis. Meu consultor de serviço Neil (o mesmo cara que cuidou das minhas duas substituições de transmissão na garantia e me disse educadamente que eles não podiam fazer nada sobre o TSB do EGR devido aos 116 mil na van) disse: "Bem, deixe-me descobrir o que preciso fazer". Menos de 10 minutos depois, eles tinham uma bateria de reposição para mim e eu estava a caminho sem discussão sobre o rateio! Casualmente, as baterias de reposição Honda agora têm uma garantia de 100 meses pelo mesmo preço (US$ 65) que muitas outras baterias de 60 meses por aí... e nenhuma modificação é necessária para cabos de bateria/fixação/etc.

Esta é a prova de que vale a pena conhecer alguns dos técnicos de serviço e peças do revendedor...

Eu tenho um '99 como o rushing1 com 185.000 milhas.

O P0420 continua indo e vindo.
Eu substituí o conversor catalítico e o código ainda voltou.

Então eu substituí o sensor de O2 a jusante e o código ainda tem o mesmo código que continua voltando.

O sensor a montante foi substituído há aproximadamente 20.000 milhas.

Estou obtendo uma boa quilometragem de 27 na rodovia e dirijo principalmente na rodovia. Eu tentei diferentes postos de gasolina e como rushing1 disse, eu não posso relacioná-lo a nada. Estou sem opções.

Alguma ideia?

1 - 20 of 42 Posts