W Wiles
Ei, não estou ofendido de forma alguma... Estou apenas tentando entender isso, e agradeço pessoas experientes como você que estão opinando. Quanto à vida útil do conversor catalítico, li um pouco mais e agora concordo com você sobre os 100 mil... tendo tido dois Accords mais antigos (terceira geração, 5ª geração) que ultrapassaram 200 mil e ainda estão funcionando bem (com testes anuais de emissões) sem nunca substituir um catalisador, dei o salto lógico de que eles deveriam durar. Acho que a questão aqui são os padrões de emissões cada vez mais rigorosos.
Fico feliz em ouvir sua confiança no sistema OBD no Odyssey,... eu não diria que estou convencido, mas certamente estou repensando muito do que eu achava que sabia sobre esse problema.
Não estou levando nada do que leio aqui como verdade absoluta, por isso estou postando neste fórum... você sabe, mesmo que eu fosse um técnico Honda certificado, ainda acharia este fórum útil, porque há uma arte em tudo isso. A arte é a interpretação correta não apenas do OBD e dos dados, mas também dos sinais e sintomas evidentes que seu veículo está lhe dando.
Mais uma pergunta técnica, se não se importar. Como eu li, o funcionamento adequado do conversor catalítico depende do funcionamento adequado do(s) sensor(es) de O2 a montante. Em outras palavras, o CC precisa das flutuações cíclicas dos gases de escape que resultam do ciclo rico/pobre. Esses ciclos são necessários para que as reações químicas adequadas ocorram no CC. Então a pergunta é, você substituiria o(s) sensor(es) de O2 a montante, ... a jusante, junto com seu CC? Você acredita que os sensores de O2 devem ser um item de manutenção periódica, ou são?
Novamente, estou apenas tentando entender melhor o Odyssey,... é um hábito que me serviu bem com meus outros carros. Se tudo o que eu quisesse fazer fosse consertá-lo, eu simplesmente o levaria para a oficina e pronto. Não sou contra economizar alguns $$ no processo, porque muitas dessas coisas, posso lidar em casa,... mas principalmente eu só quero entender a natureza da fera.
Obrigado
JKP