Honda Odyssey Forum banner

Reiniciando o PCM sem ferramenta de diagnóstico

26K views 15 replies 7 participants last post by  thscott  
#1 · (Edited)
Eu queria redefinir o PCM há algum tempo, para ver se isso ajudaria a corrigir o "puxão de redução" - algo que você pode ter com uma transmissão manual ao reduzir a marcha muito rápido, mas que não deveria estar presente com uma transmissão automática. Ainda assim, muitos Odys têm isso, e o meu não foi exceção, foi bastante irritante - chegando a uma parada e sentindo a transmissão mudando de marcha com dificuldade, tentando parar a van com o motor. Eu não gosto disso, não é um caminhão-trator, prefiro usar meus freios para parar.

De qualquer forma, não tendo uma ferramenta bidirecional, eu estava procurando uma maneira de redefinir o PCM sem ferramenta.

Encontrei o tópico onde um autoproclamado técnico da Honda estava explicando como redefinir o PCM sem ferramenta - desconecte os terminais da bateria da bateria e conecte-os um ao outro por 15 minutos, depois faça o procedimento padrão de aprendizado em marcha lenta - deixe o carro em marcha lenta por 15 minutos, etc.

No início, eu não acreditei naquele cara, pensei que ele era outro BSr, porque foi discutido um bilhão de vezes aqui, como você precisará de uma ferramenta de digitalização bidirecional para fazer uma redefinição após a limpeza do corpo da borboleta, etc.

Ontem, notei que os terminais da bateria precisavam de alguma limpeza, limpei-os, então me lembrei daquele post sobre a redefinição do PCM e decidi tentar, nada a perder, certo?

Então, eu liguei meus terminais de bateria desconectados com um cabo de jumper e deixei durante a noite.

Bem, funcionou. De manhã, conectei os terminais, liguei a van, deixei-a funcionando por 15 minutos sem ligar nada - ar condicionado, rádio, etc. A marcha lenta foi irregular e instável no início, rondando 1100-1200 RPM, então se estabilizou depois de um tempo.

A maior surpresa foi o comportamento da transmissão. Mudou completamente, quero dizer, diferença do dia para a noite.

Agora, o pedal do acelerador precisa ser mal tocado para acelerar a van até os limites de velocidade da cidade - 35-40 MPH. As mudanças de marcha são muito rápidas, perfeitas. As RPMs são muito mais baixas, nunca ultrapassam 2200, a menos que você queira (antes, eu precisava acelerar para 2500-3000 para acompanhar o tráfego), a redução de marcha desapareceu completamente. A van agora dirige como meus dois Accords novos, mudando de marcha de forma rápida e suave, muito agradável.

Notei que as configurações de áudio do rádio (graves, agudos, etc.) não foram redefinidas. No entanto, tive que digitar o código do rádio. As portas e janelas elétricas também não foram redefinidas, não tenho certeza se elas podem ser redefinidas neste veículo em particular.

Espero que esta correção dure um tempo. Se não, estou disposto a fazê-lo uma vez por semana, não é tão difícil )
A Honda Odyssey obviamente tem problemas de software. Vou parar na concessionária quando tiver algumas centenas de dólares para gastar, pedirei a eles que verifiquem se meu PCM precisa de alguma atualização.

• Like
Reactions: MattAF
#2 ·
Dave

#3 ·
Isso soa como o Grade Logic da Honda fazendo sua coisa. Sua memória de estilo de condução é perdida quando a bateria é desconectada - os padrões de mudança voltam para as configurações de fábrica.

Dave
Sim, a coisa do Grade Logic estava presente em quase todos os carros que eu tive, começando com o Infiniti M35 de 2006, mas não era tão pronunciado, não me incomodou em nada.. No meu Ody 2010, era muito difícil, não acho que seja normal, parece mais um bug de software.

Agora ele se foi, e eu gosto muito mais de dirigir meu Ody.

Pergunto-me se ele voltará.

#4 ·
Eu tentei este procedimento. Ele realmente não reinicia o PCM. Ele reinicia algumas coisas, mas não faz um reset completo do PCM. Ele não coloca a marcha lenta no modo de aprendizado. Eu sei porque vi a ferramenta de diagnóstico ainda dizer "Concluído" depois de fazer o procedimento acima. Quando você usa o recurso de reset do PCM na ferramenta de diagnóstico, o pid de dados muda para "Aprendendo" enquanto ele faz o reaprendizado da marcha lenta e depois muda de volta para "Concluído" após 5-10 minutos em marcha lenta.

#5 ·
Eu tentei este procedimento. Ele realmente não reinicia o PCM. Ele reinicia algumas coisas, mas não faz um reset completo do PCM. Ele não coloca a marcha lenta no modo de aprendizado. Eu sei porque vi a ferramenta de diagnóstico ainda dizer "Concluído" depois de fazer o procedimento acima. Quando você usa o recurso de reset do PCM na ferramenta de diagnóstico, o pid de dados muda para "Aprendendo" enquanto ele faz o reaprendizado da marcha lenta e depois muda de volta para "Concluído" após 5-10 minutos em marcha lenta.
Era o que eu suspeitava, a ferramenta de diagnóstico ainda precisava fazer direito. Caso contrário, todos fariam o aprendizado da marcha lenta sem a ferramenta de diagnóstico. Eu vou conseguir um, um dia )

No entanto, a mudança de marcha da transmissão mudou drasticamente, então curto-circuitar os terminais exclui algo deste PCM estúpido..

#6 ·
Eu queria resetar o PCM há algum tempo, para ver se isso ajudaria a corrigir o "puxão na redução" - algo que você pode ter com a transmissão manual ao reduzir muito rápido, mas que não deveria estar lá com a transmissão automática. Ainda assim, muitos Odys têm isso, e o meu não foi exceção, foi bastante irritante - chegando a uma parada e sentindo a transmissão mudando de marcha com força, tentando parar a van com o motor. Eu não gosto disso, não é um caminhão-reboque, eu prefiro usar meus freios para parar.

De qualquer forma, não tendo uma ferramenta bidirecional, eu estava procurando uma maneira de resetar o PCM sem ferramenta.

Encontrei o tópico onde um autoproclamado técnico da Honda estava explicando como resetar o PCM sem ferramenta - desconecte os terminais da bateria da bateria e conecte-os um ao outro por 15 minutos, depois faça o procedimento padrão de aprendizado em marcha lenta - deixe o carro em marcha lenta por 15 minutos, etc.

No início, eu não acreditei naquele cara, pensei que ele era outro BSr, porque foi discutido um bilhão de vezes aqui, como você precisará de uma ferramenta de digitalização bidirecional para fazer um reset após a limpeza do corpo da borboleta, etc..

Ontem, notei que os terminais da bateria precisavam de alguma limpeza, limpei-os, então me lembrei daquele post sobre resetar o PCM e decidi tentar, nada a perder, certo?

Então, eu liguei meus terminais de bateria desconectados com um cabo de jumper e deixei durante a noite.

Bem, funcionou. De manhã, conectei os terminais, liguei a van, deixei-a funcionando por 15 minutos sem ligar nada - ar condicionado, rádio, etc. A marcha lenta foi irregular e instável no início, rondando 1100-1200 RPM, então se estabilizou depois de um tempo.

A maior surpresa foi o comportamento da transmissão. Mudou completamente, quero dizer, diferença do dia para a noite.

Agora, o pedal do acelerador precisa ser mal tocado para acelerar a van aos limites de velocidade da cidade - 35-40 MPH. As mudanças de marcha são muito rápidas, perfeitas. As RPMs são muito mais baixas, nunca ultrapassam 2200, a menos que você queira (antes, eu precisava acelerar para 2500-3000 para acompanhar o tráfego), a redução de marcha desapareceu completamente. A van agora dirige como meus dois Accords novos, mudando de marcha de forma rápida e suave, muito agradável.

Notei que as configurações de áudio do rádio (graves, agudos, etc.) não foram resetadas. No entanto, tive que digitar o código do rádio. As portas e janelas elétricas também não foram resetadas, não tenho certeza se elas podem ser resetadas neste veículo em particular.

Espero que esta correção dure um tempo. Se não, estou disposto a fazê-lo uma vez por semana, não é tão difícil )
A Honda Odyssey obviamente tem problemas de software. Vou parar na concessionária quando tiver algumas centenas de dólares para gastar, pedirei a eles que verifiquem se meu PCM precisa de alguma atualização.
Para resetar as janelas etc.. eu acabei de fazer.
Van desligada
Atraso do limpador de para-brisa definido para o meio
(Parece estranho, eu sei)
Ligue a van para acessórios
Desligue
Ligue novamente e deve resetar.

#7 ·
Para reiniciar o Windows, etc., eu acabei de fazer.
Desligar a carrinha
Atraso do limpador do para-brisa definido para o meio
(Parece estranho, eu sei)
Ligue a carrinha aos acessórios
Desligar
Ligue novamente e deve reiniciar.
Eu encontrei no Google e funciona surpreendentemente.
Isso não é uma reinicialização do PCM, que é o que este tópico está em referência.

#13 ·
Finalmente descobri. Coloquei a chave na porta e ela começou a se mover. Deve ser algum tipo de segurança ou algo assim IDK, mas eu sabia que minha transmissão não tinha acabado assim, sem escorregar ou algo assim!! Estava funcionando bem até a bateria acabar. Quando desconectamos o terminal para colocar um novo, deve ter acionado algum tipo de algo....

#14 ·
deve ter desencadeado algum tipo de coisa...
Não é incomum que, ao substituir uma bateria descarregada, o sistema de alarme dispare.
Coloquei a chave na porta e ela começou a se mover.
Destravar a porta do motorista com a chave ou o controle remoto desliga o alarme. Mas se você estiver do lado de fora colocando a chave na porta, e agora ela começar a se mover (a menos que você tenha entrado e dado a partida na van), eu ficaria alarmado!o_O

#15 ·
Coloquei a chave na porta, tranquei e destranquei, entrei, dei a partida e saí como se nada fosse!!! Entrou na marcha a ré e andou!!
Obrigado!!
Agora eu sei que tenho que reaprender a chave depois de desconectar a bateria!! Ugh. Tive que chamar um guincho por algo tão simples como colocar uma chave na porta lol!!! Agora me sinto um grande idiota!! Eu sabia que era algo simples e o motorista do guincho nem sabia!! Disse que nunca tinha visto nada igual!!
Você é ótimo!! Você me poupou um monte de tempo e dinheiro por algo tão simples. Obrigado 10000000000 vezes!!!!

#16 ·
Eu coloquei a chave na porta, tranquei e destranquei, entrei, dei a partida e saí dirigindo como se nada estivesse acontecendo!!! Entrou na marcha a ré e andou!!
Obrigado!!
Agora eu sei como reaprender a chave depois de desconectar a bateria!! Ugh. Tive que chamar um guincho por algo tão simples como colocar uma chave na porta lol!!! Agora me sinto um grande idiota!! Eu sabia que era algo simples e o motorista do guincho nem sabia!! Disse que nunca tinha visto nada igual!!
Você é ótimo!! Você me poupou muito tempo e dinheiro por algo tão simples. Obrigado 10000000000 vezes!!!!
Você é muito gentil, mas não acho que tenhamos oferecido algo que o tenha ajudado. Você descobriu sozinho. Bom trabalho.