DIY: Substituição do Compressor AC Honda Odyssey 2007
* Para aqueles que acompanham o tópico abaixo (Embreagem AC), postei nesse tópico que minha Embreagem AC pifou aos 37K, depois a cada 12 meses, e mais recentemente a Embreagem AC queimou após 2 meses (estou com 80K):
http://www.odyclub.com/forums/52-2005-2010-odyssey/93901-05-compressor-clutch-troubleshooting-7.html
* Depois que o compressor antigo (com 80K) saiu, vi óleo PAG atrás do Estator, então minha teoria é que o óleo vazou pela Vedação Frontal, pingando na área de montagem e também na própria Embreagem, causando deslizamento. Uma vez que a Embreagem desliza, ela aquece muito rapidamente, fazendo com que a borracha (dentro da placa da embreagem) queime.
* Então, é hora de substituir o Compressor AC.
* Custo total:
---> Compressor AC = $255 online
---> Recuperação/Recarga AC = $75 + $30
---> Óleo PAG = $8,00
---> Total = $368
Ei, a concessionária Honda cotou $1500, então economizo mais de $1100!
PEÇAS:
1. Compressor:
---> 2005-2007 Ody: Compressor Denso 471-1630 (a versão anterior era 471-1629, fique com 471-1630!)
---> 2008-2010 Ody: Compressor Denso 471-1638 ou 471-1639 ( +/- VCM)
Comparando com 471-1630, 471-1638 ou 471-1639 tem cerca de 10 cc a menos de deslocamento, talvez isso reduza a pressão na cabeça e talvez seja por isso que não vemos estator queimado nos modelos 2008-2010?
Não tenho certeza de por que a Honda redesenhou o compressor AC no meio da 3ª Geração Ody. Talvez durante a operação VCM, haja menos energia disponível, portanto, um compressor menor?
* Surpreendentemente, o Denso veio com novos O-rings x 3. Eu tinha comprado alguns O-rings Honda, descobriu-se que não precisava deles! De qualquer forma:
80871-ST7-000 é O-ring de 5/8” para o lado da sucção
80872-ST7-000 é O-ring de 1/2” para o lado da descarga
2. Óleo PAG:
* Use PAG-46 (NG Oil 8). O compressor veio com apenas 50cc de óleo, então adicionei mais, veja abaixo.
3. Presilhas de plástico da proteção contra respingos:
* Obtenha-os como um pacote no ebay por um preço baixo (não compre-os na concessionária Honda!):
91501-S04-003, quantidade = 7
91503-SZ5-003, quantidade = 10
Vendedores do Ebay normalmente vendem quantidade = 15 ou quantidade = 20 por um preço baixo.
4. Abraçadeiras de nylon caso sua proteção contra respingos quebre aqui e ali.
5. Alguns parafusos M6 x 1,0 x 16mm, a loja de ferragens tem isso.
6. Opcional: Saco dessecante PN 80101-SFE-003 custa $40 na concessionária, o que é um roubo. Use material genérico na loja de autopeças local por $10. O problema com este saco dessecante: ele está localizado no lado do motorista do condensador e há uma estrutura de metal abaixo bloqueando a tampa. Você simplesmente não pode substituí-lo com o condensador no lugar, você tem que remover o condensador do carro para substituir o saco dessecante!
Eu não substituí meu saco dessecante, posso continuar com este debate, mas meu sistema sempre foi apertado, sem vazamentos (como vazamento do condensador ou vazamento da linha).
De qualquer forma, sua escolha.
NOTAS GERAIS
* Se você é novo em HVAC, leia o guia abaixo do fórum Honda Civic para conhecer a terminologia (compressor, evaporador etc.). Revisão muito boa, teoria de operação, guia de solução de problemas etc.:
Guia de A/C de Verão, Como Funciona e Quando Não Funciona - Honda-Tech
* Já se perguntou como o compressor AC funciona, aqui estão alguns vídeos interessantes:
ESPECIFICAÇÕES
1- Especificações dos parafusos:
* Parafusos de montagem de 12 mm 16 pés-lb.
* Conexões de 10 mm no Compressor AC: 7,2 pés-lb.
2- Capacidade do sistema:
* R134a: 24,7- 26,5 oz
* PAG: 2007-2010: 6 oz. Esta é a parte complicada, o manual Helm confunde a forma como é escrito, cada componente tem uma certa quantidade de óleo.
* ---> Então, conversei com os engenheiros da Denso HQ, o resultado final é: 6 oz é para ajuste a seco de fábrica. O óleo só é necessário no compressor, em qualquer outro lugar, é um incômodo. Uma vez que o sistema está em operação, um pouco de óleo permanecerá nos evaporadores traseiro/dianteiro, um pouco no condensador. Portanto, durante a troca do Compressor, adicione apenas 4 oz. Drene o novo compressor primeiro e, em seguida, adicione apenas 4 oz ao compressor. Veja abaixo!
FERRAMENTA
Além da ferramenta padrão, como soquete métrico, chave de fenda, você precisará destas ferramentas especiais:
* Soquete 5,5 mm ou 7/32 polegadas. Você pode obter isso na Sears.
* Calibradores de folga e ferramenta de embreagem AC (para manter a embreagem parada enquanto você remove o parafuso de 10 mm). Usei isso para reajustar a folga de fábrica de 0,559 mm para 0,300 mm.
* Loctite para parafuso de 10 mm (usei isso como precaução adicional).
* Ferramenta de correia serpentina
* Óculos de proteção
* Medidor de recarga AC, caso você faça o vácuo/recarga sozinho.
* Copo medidor, não use seus utensílios de cozinha, compre um novo copo medidor por $2,00.
* Caixa vazia para porcas/parafusos.
* Sacos Ziploc e elásticos para conectar as linhas abertas. Isso é crucial!
* Observe a válvula de alívio na parte inferior do compressor, esta válvula abre quando a pressão do sistema está acima de 450 psi (IIRC), isso acontece quando seu relé está preso LIGADO o tempo todo:
PROCEDIMENTO
* Vá ao lava-rápido no dia anterior e lave a parte inferior do chassi com antecedência para manter as coisas limpas.
* Você pode comprar a bomba de vácuo por $90, mas não trabalho com HVAC para viver. Pelo mesmo dinheiro, recebi um bom serviço de uma loja local:
* Usei a loja “Brake Plus”. Eles dizem que “recuperação” a vácuo é diferente de “vácuo” (antes de carregar com R134a). De qualquer forma, preço por Brake Plus:
* $75 para recuperação de R134a (eles recuperaram 2,0 lbs de R134a do meu sistema)
* Fui para casa e substituí o Compressor AC
* Voltei para fazer o vácuo do sistema (30-45 min de vácuo), depois adicionei R134a. Custo = $30 para isso.
1. Frente do carro em rampas de madeira, coloque em Park. Agora, gire as rodas totalmente para a direita.
2. Remova a correia. Tenho motor J35A6 (tensionador mecânico). Se você tiver o motor J35A7, consulte o tópico da correia dentada para obter informações sobre o tensionador hidráulico. De qualquer forma, coloque a ferramenta conforme mostrado, deixe algum espaço para que ela se recupere, pois, uma vez que a correia sair, a ferramenta se moverá para a frente, atingindo as mangueiras.
* A polia SUPERIOR é onde você coloca o soquete/ferramenta da correia de 14 mm.
NOTA DE INSTALAÇÃO: Faça um diagrama do roteamento da correia para reinstalação. Dica: passe a correia por todas as polias e faça a polia do tensionador por último. Certifique-se de que a correia se encaixe em TODOS os sulcos ao reinstalá-la. Caso contrário, a correia pode escorregar e se enroscar dentro do compartimento TB, arruinando seu motor (veja o fórum para esse tópico).
3. Remova a proteção contra respingos. Passei perto de 45 minutos lutando com todas essas presilhas de plástico estúpidas. No meu BMW, a proteção contra respingos sai em 5 minutos (parafusos Phillips). Essas presilhas Honda são simplesmente um design estúpido!
Observe que a Honda usa 2 tipos diferentes de presilhas (pequenas e grandes) para esta área.
4. Agora, a área da asa direita é outro design estúpido. O parafuso de 10 mm travou, durante a remoção, a aba da porca (parte do revestimento) quebrou do revestimento de plástico! Então, o parafuso é colado na aba de metal quebrada. Passei 1h lutando com este parafuso. Então desisti e puxei-o para cima. Então, durante a instalação, as abraçadeiras de nylon resolveram os problemas LOL!
- Dobre o revestimento de plástico para criar espaço para entregar o bebê!
5. Desconecte as linhas de sucção e descarga (parafuso de 10 mm e porca de 10 mm). Imediatamente, cubra-as com sacos Ziploc e elásticos para evitar a entrada de umidade.
OBSERVAÇÃO: Use novos O-rings fornecidos com o compressor.
6. O compressor é montado por quatro (4) parafusos de 12 mm. Use luvas e vá devagar, certifique-se de que o soquete morda nos parafusos superiores corretamente. NÃO danifique a cabeça do parafuso.
* O compressor é removido pela área da caixa da roda.
* OBSERVAÇÃO: desconecte a fiação perto da ventoinha do radiador. Olhe para a fiação da peça nova, você verá a aba, aperte a aba e, em seguida, use uma pequena chave de fenda para separar os 2 conectores. Observe que, durante a instalação, o conector deve ser encaixado na aba de metal na proteção da ventoinha do radiador para mantê-los fora das pás da ventoinha! De qualquer forma, observe sua configuração de fábrica antes de separá-los. Desculpe, sem foto para esta peça, mas alguém pode postá-la mais tarde.
* Para aqueles que acompanham o tópico abaixo (Embreagem AC), postei nesse tópico que minha Embreagem AC pifou aos 37K, depois a cada 12 meses, e mais recentemente a Embreagem AC queimou após 2 meses (estou com 80K):
http://www.odyclub.com/forums/52-2005-2010-odyssey/93901-05-compressor-clutch-troubleshooting-7.html
* Depois que o compressor antigo (com 80K) saiu, vi óleo PAG atrás do Estator, então minha teoria é que o óleo vazou pela Vedação Frontal, pingando na área de montagem e também na própria Embreagem, causando deslizamento. Uma vez que a Embreagem desliza, ela aquece muito rapidamente, fazendo com que a borracha (dentro da placa da embreagem) queime.
* Então, é hora de substituir o Compressor AC.
* Custo total:
---> Compressor AC = $255 online
---> Recuperação/Recarga AC = $75 + $30
---> Óleo PAG = $8,00
---> Total = $368
Ei, a concessionária Honda cotou $1500, então economizo mais de $1100!
PEÇAS:
1. Compressor:
---> 2005-2007 Ody: Compressor Denso 471-1630 (a versão anterior era 471-1629, fique com 471-1630!)
---> 2008-2010 Ody: Compressor Denso 471-1638 ou 471-1639 ( +/- VCM)
Comparando com 471-1630, 471-1638 ou 471-1639 tem cerca de 10 cc a menos de deslocamento, talvez isso reduza a pressão na cabeça e talvez seja por isso que não vemos estator queimado nos modelos 2008-2010?
Não tenho certeza de por que a Honda redesenhou o compressor AC no meio da 3ª Geração Ody. Talvez durante a operação VCM, haja menos energia disponível, portanto, um compressor menor?
* Surpreendentemente, o Denso veio com novos O-rings x 3. Eu tinha comprado alguns O-rings Honda, descobriu-se que não precisava deles! De qualquer forma:
80871-ST7-000 é O-ring de 5/8” para o lado da sucção
80872-ST7-000 é O-ring de 1/2” para o lado da descarga
2. Óleo PAG:
* Use PAG-46 (NG Oil 8). O compressor veio com apenas 50cc de óleo, então adicionei mais, veja abaixo.
3. Presilhas de plástico da proteção contra respingos:
* Obtenha-os como um pacote no ebay por um preço baixo (não compre-os na concessionária Honda!):
91501-S04-003, quantidade = 7
91503-SZ5-003, quantidade = 10
Vendedores do Ebay normalmente vendem quantidade = 15 ou quantidade = 20 por um preço baixo.
4. Abraçadeiras de nylon caso sua proteção contra respingos quebre aqui e ali.
5. Alguns parafusos M6 x 1,0 x 16mm, a loja de ferragens tem isso.
6. Opcional: Saco dessecante PN 80101-SFE-003 custa $40 na concessionária, o que é um roubo. Use material genérico na loja de autopeças local por $10. O problema com este saco dessecante: ele está localizado no lado do motorista do condensador e há uma estrutura de metal abaixo bloqueando a tampa. Você simplesmente não pode substituí-lo com o condensador no lugar, você tem que remover o condensador do carro para substituir o saco dessecante!
Eu não substituí meu saco dessecante, posso continuar com este debate, mas meu sistema sempre foi apertado, sem vazamentos (como vazamento do condensador ou vazamento da linha).
De qualquer forma, sua escolha.
NOTAS GERAIS
* Se você é novo em HVAC, leia o guia abaixo do fórum Honda Civic para conhecer a terminologia (compressor, evaporador etc.). Revisão muito boa, teoria de operação, guia de solução de problemas etc.:
Guia de A/C de Verão, Como Funciona e Quando Não Funciona - Honda-Tech
* Já se perguntou como o compressor AC funciona, aqui estão alguns vídeos interessantes:
ESPECIFICAÇÕES
1- Especificações dos parafusos:
* Parafusos de montagem de 12 mm 16 pés-lb.
* Conexões de 10 mm no Compressor AC: 7,2 pés-lb.

2- Capacidade do sistema:
* R134a: 24,7- 26,5 oz
* PAG: 2007-2010: 6 oz. Esta é a parte complicada, o manual Helm confunde a forma como é escrito, cada componente tem uma certa quantidade de óleo.
* ---> Então, conversei com os engenheiros da Denso HQ, o resultado final é: 6 oz é para ajuste a seco de fábrica. O óleo só é necessário no compressor, em qualquer outro lugar, é um incômodo. Uma vez que o sistema está em operação, um pouco de óleo permanecerá nos evaporadores traseiro/dianteiro, um pouco no condensador. Portanto, durante a troca do Compressor, adicione apenas 4 oz. Drene o novo compressor primeiro e, em seguida, adicione apenas 4 oz ao compressor. Veja abaixo!
FERRAMENTA
Além da ferramenta padrão, como soquete métrico, chave de fenda, você precisará destas ferramentas especiais:
* Soquete 5,5 mm ou 7/32 polegadas. Você pode obter isso na Sears.
* Calibradores de folga e ferramenta de embreagem AC (para manter a embreagem parada enquanto você remove o parafuso de 10 mm). Usei isso para reajustar a folga de fábrica de 0,559 mm para 0,300 mm.
* Loctite para parafuso de 10 mm (usei isso como precaução adicional).
* Ferramenta de correia serpentina
* Óculos de proteção
* Medidor de recarga AC, caso você faça o vácuo/recarga sozinho.
* Copo medidor, não use seus utensílios de cozinha, compre um novo copo medidor por $2,00.
* Caixa vazia para porcas/parafusos.
* Sacos Ziploc e elásticos para conectar as linhas abertas. Isso é crucial!


* Observe a válvula de alívio na parte inferior do compressor, esta válvula abre quando a pressão do sistema está acima de 450 psi (IIRC), isso acontece quando seu relé está preso LIGADO o tempo todo:


PROCEDIMENTO
* Vá ao lava-rápido no dia anterior e lave a parte inferior do chassi com antecedência para manter as coisas limpas.
* Você pode comprar a bomba de vácuo por $90, mas não trabalho com HVAC para viver. Pelo mesmo dinheiro, recebi um bom serviço de uma loja local:
* Usei a loja “Brake Plus”. Eles dizem que “recuperação” a vácuo é diferente de “vácuo” (antes de carregar com R134a). De qualquer forma, preço por Brake Plus:
* $75 para recuperação de R134a (eles recuperaram 2,0 lbs de R134a do meu sistema)
* Fui para casa e substituí o Compressor AC
* Voltei para fazer o vácuo do sistema (30-45 min de vácuo), depois adicionei R134a. Custo = $30 para isso.
1. Frente do carro em rampas de madeira, coloque em Park. Agora, gire as rodas totalmente para a direita.
2. Remova a correia. Tenho motor J35A6 (tensionador mecânico). Se você tiver o motor J35A7, consulte o tópico da correia dentada para obter informações sobre o tensionador hidráulico. De qualquer forma, coloque a ferramenta conforme mostrado, deixe algum espaço para que ela se recupere, pois, uma vez que a correia sair, a ferramenta se moverá para a frente, atingindo as mangueiras.
* A polia SUPERIOR é onde você coloca o soquete/ferramenta da correia de 14 mm.
NOTA DE INSTALAÇÃO: Faça um diagrama do roteamento da correia para reinstalação. Dica: passe a correia por todas as polias e faça a polia do tensionador por último. Certifique-se de que a correia se encaixe em TODOS os sulcos ao reinstalá-la. Caso contrário, a correia pode escorregar e se enroscar dentro do compartimento TB, arruinando seu motor (veja o fórum para esse tópico).

3. Remova a proteção contra respingos. Passei perto de 45 minutos lutando com todas essas presilhas de plástico estúpidas. No meu BMW, a proteção contra respingos sai em 5 minutos (parafusos Phillips). Essas presilhas Honda são simplesmente um design estúpido!
Observe que a Honda usa 2 tipos diferentes de presilhas (pequenas e grandes) para esta área.

4. Agora, a área da asa direita é outro design estúpido. O parafuso de 10 mm travou, durante a remoção, a aba da porca (parte do revestimento) quebrou do revestimento de plástico! Então, o parafuso é colado na aba de metal quebrada. Passei 1h lutando com este parafuso. Então desisti e puxei-o para cima. Então, durante a instalação, as abraçadeiras de nylon resolveram os problemas LOL!
- Dobre o revestimento de plástico para criar espaço para entregar o bebê!

5. Desconecte as linhas de sucção e descarga (parafuso de 10 mm e porca de 10 mm). Imediatamente, cubra-as com sacos Ziploc e elásticos para evitar a entrada de umidade.
OBSERVAÇÃO: Use novos O-rings fornecidos com o compressor.
6. O compressor é montado por quatro (4) parafusos de 12 mm. Use luvas e vá devagar, certifique-se de que o soquete morda nos parafusos superiores corretamente. NÃO danifique a cabeça do parafuso.
* O compressor é removido pela área da caixa da roda.
* OBSERVAÇÃO: desconecte a fiação perto da ventoinha do radiador. Olhe para a fiação da peça nova, você verá a aba, aperte a aba e, em seguida, use uma pequena chave de fenda para separar os 2 conectores. Observe que, durante a instalação, o conector deve ser encaixado na aba de metal na proteção da ventoinha do radiador para mantê-los fora das pás da ventoinha! De qualquer forma, observe sua configuração de fábrica antes de separá-los. Desculpe, sem foto para esta peça, mas alguém pode postá-la mais tarde.

